TRF4 |

Via Legal destaca um caso raro de reação à vacina tríplice

26/08/2010 - 14h02
Atualizada em 26/08/2010 - 14h02
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
A possibilidade é raríssima: um caso em cada um milhão de doses aplicadas. Já os efeitos, são graves. Nesta semana, o Via Legal traz a história de uma família de Lajeado (RS) que teve a vida transformada por causa da reação que o filho caçula teve à vacina tríplice. A vítima, que hoje tem 15 anos, praticamente não fala, não anda e ainda usa fraldas. Analice Bolzan explica porque a Justiça entendeu que, neste caso, o Estado deve indenizar tanto o adolescente quanto os pais dele. A reportagem também faz um alerta para a importância da vacinação.

Erica Resende mostra os resultados de um projeto ambiental colocado em prática no interior de São Paulo. Moradores de uma reserva em Parelheiros estão aprendendo técnicas de plantio sustentável, além de desenvolver a consciência ecológica. Os projetos são financiados por uma hidrelétrica e fazem parte da compensação, determinada pelos tribunais como forma de reparar as consequências da instalação de uma rede de distribuição de energia.  

O programa destaca ainda os perigos que envolvem a fabricação de fogos de artifício. Empresas clandestinas ainda ignoram as normas de segurança e acabam colocando em risco a vida dos funcionários e até das pessoas que têm o hábito de soltar os rojões. Viviane Rosa traz uma decisão judicial que condenou os responsáveis por uma explosão que terminou com a morte de 21 pessoas. O episódio ocorrido no Rio de Janeiro serve de alerta para um problema que se repete em outras partes do país.

De Brasília, o programa mostra os efeitos do cartel na vida e, principalmente, no bolso dos consumidores. Apesar das dificuldades de se provar a prática  proibida por lei, a Justiça Federal tem conseguido punir os infratores. No caso dos combustíveis, a dica é que o motorista denuncie toda vez que encontrar indícios de que houve combinação de preços. A reportagem é de Alessandra de Castro.

Uma boa notícia para profissionais obrigados a usar terno completo, mesmo quando a temperatura está alta demais. Em alguns estados, os advogados já garantiram o direito de dispensar o paletó nos dias mais quentes do ano. Juliano Domingues repercute este movimento que ganha força em Pernambuco, onde os termômetros chegam a atingir 40 graus.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF