TRF4 |

Via Legal apresenta uma radiografia do Sistema Penitenciário Federal

01/09/2010 - 12h03
Atualizada em 01/09/2010 - 12h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O programa Via Legal exibe a partir desta semana uma série de reportagens sobre a situação dos presídios federais brasileiros. Alessandra de Castro esteve nas quatro unidades que já estão em funcionamento para detalhar a rotina de presos famosos como os traficantes Fernandinho Beira Mar e  Elias Maluco. Na primeira matéria, uma espécie de raio-X do sistema que hoje abriga cerca de 500 homens. A reportagem explica os critérios para a seleção de quem vai cumprir pena nas unidades instaladas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) e explica porque elas são consideradas de segurança máxima.

Direto de Porto Alegre, Analice Bolzan acompanha uma blitz do Ibama que flagrou a venda de peixes ameaçados de extinção. Pelo menos duas espécies que têm a pesca proibida no Brasil eram oferecidas a clientes do Mercado Público da cidade. Seis empresas foram notificadas. A operação serviu ainda para que os fiscais orientassem o consumidor para a necessidade de se exigir explicações sobre a origem da mercadoria exposta nas bancas.    

Em outra reportagem, Juliano Domingues traz os avanços jurídicos quando o assunto são as relações humanas. É cada vez mais comum a Justiça garantir às amantes o direito de receber parte da pensão por morte do companheiro. Ele mostra dois exemplos de mulheres que foram à luta e, apesar do preconceito da sociedade, conseguiram ter acesso ao dinheiro.  

Erica Resende esteve no interior do Mato Grosso do Sul para repercutir um impasse que ameaçava a preservação de um importante acervo arqueológico. Foi preciso uma decisão judicial para que uma hidrelétrica continuasse financiando os projetos de escavação e recuperação de peças antigas encontradas próximo à represa de duas grandes usinas.  A meta é garantir a retirada e a preservação de todo o material que ajuda a contar parte da história brasileira.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF