TRF4 |

Correição virtual na 4ª Região é destaque no Via Legal

08/09/2010 - 14h03
Atualizada em 08/09/2010 - 14h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Nesta semana, o programa Via Legal traz um destaque tecnológico. No Sul do país, o monitoramento do trabalho de juízes federais já é feito de forma virtual. A videoconferência permite que as explicações sobre o andamento de processos e a rotina do magistrado sejam repassadas ao corregedor sem que ele precise se deslocar até o interior. O avanço significa economia de tempo, de dinheiro e garante à população informações importantes sobre o que acontece no dia a dia da Justiça Federal.

O programa também mostra a luta de alguns profissionais pelo direito de trabalhar. Em São Paulo, depois de um longo impasse, uma das universidades mais respeitadas do país decide alterar o currículo e obriga obstetrizes a voltar à sala de aula. A alegação do Conselho Regional de Enfermagem é que, da forma como era oferecido, o curso não atendia às determinações legais. Erica Resende mostra o drama de quem se formou e agora não consegue trabalho.

Direto de Recife, Juliano Domingues traz a luta de funcionários de um laboratório para reduzir a jornada de trabalho. Eles eram obrigados a conviver com os riscos da radioatividade e, mesmo assim, trabalhavam 40 horas por semana. Diante da recusa do órgão público, o grupo precisou ir à Justiça para garantir o direito previsto em lei. Com a decisão, vão passar menos tempo expostos ao material radioativo.

O programa mostra ainda a segunda reportagem da série sobre os presídios federais. Alessandra de Castro esteve em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) e mostra porque as unidades são consideradas de segurança máxima. O uso da tecnologia e o preparo dos profissionais que atuam nas penitenciárias estão entre os fatores que explicam o sucesso do sistema que começou a funcionar em 2004 e hoje abriga os presos mais perigosos do país.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet:  www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF