TRF4 |

Revitalização do cais do porto da capital gaúcha é destaque no Via Legal

29/09/2010 - 13h24
Atualizada em 29/09/2010 - 13h24
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana do programa Via Legal, Analice Bolzan mostra, direto de Porto Alegre, o impasse que tem atrasado o início das obras de revitalização do cais do porto. Abandonada há anos, a área esconde uma das vistas mais bonitas da cidade. Caberá à Justiça Federal definir se o edital de licitação lançado pelo Estado precisa ou não passar por modificações. O processo deve definir a empresa que fará a recuperação do local. Aos moradores, resta torcer pela implantação do projeto.

O Via Legal destaca também como a pesca de arrasto, feita de forma descontrolada, pode prejudicar tanto a atividade pesqueira quanto a natureza. No Rio de Janeiro, pescadores artesanais denunciam o que chamam de concorrência desleal. Usando equipamentos cada vez mais potentes, as grandes empresas retiram tudo o que encontram pela frente. Os reflexos aparecem na redução da quantidade de peixes. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que mais de 50 espécies desapareceram da região do Arraial do Cabo. A reportagem é de Viviane Rosa.

A educação também é destaque no programa desta semana. São duas reportagens abordando o tema. Alessandra de Castro explica porque ainda gera tanta polêmica a norma que garante ao servidor público o direito à vaga em universidade pública, em caso de transferência. Na Universidade de Brasília (UnB), o impacto é expressivo, sobretudo na Faculdade de Direito. O fenômeno é atribuído a uma brecha na legislação.

Já Erica Resende repercute a condenação de uma faculdade que oferecia cursos em cidades no interior paulista. A instituição prometia cursos presenciais mas na prática, o modelo de ensino era a distância. O mais grave é que os estudantes só descobriram o problema depois de um bom tempo de aulas. Por ordem da Justiça Federal, a empresa foi obrigada a suspender os cursos e ainda esclarecer a verdade, colocando anúncios em jornais de grande circulação.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF