TRF4 |

Vila Chocolatão é destaque no Via Legal desta semana

20/10/2010 - 14h01
Atualizada em 20/10/2010 - 14h01
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O programa Via Legal desta semana mostra o desfecho de uma história antiga. Moradores da Vila Chocolatão, que fica na região central de Porto Alegre, próximo à sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), contam os dias para ganhar vida nova. Eles estão sendo atendidos  por uma espécie de mutirão financiado e desenvolvido por vários órgãos públicos. As novas casas devem estar prontas até o fim do ano. São 181 famílias que esperam conseguir a tão sonhada dignidade.

Outro destaque do programa é o ensino religioso confessional. O modelo previsto em lei permite que o professor de religião transmita a própria crença aos alunos. Nem todos concordam e, no Rio de Janeiro, os questionamentos já chegaram aos tribunais. Viviane Rosa explica como funciona o método, por que tanta gente discorda com as regras e como ficam os alunos que não querem participar das aulas.

Direto de São Paulo, Erica Resende traz as consequências de mais uma greve dos peritos do INSS. Para quem precisa do serviço, a alternativa é esperar pelo atendimento. Para resolver o impasse, a Justiça foi acionada e estipulou um prazo para que o governo fizesse a contratação emergencial de mais profissionais. Em todo o país, milhares de pessoas ficaram prejudicadas pelo movimento dos médicos que, entre outras funções, liberam o pagamento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

As vantagens e também os desafios do programa Jovem Aprendiz estão na reportagem de Alessandra de Castro. Os números confirmam o crescimento do projeto que existe em todo o país e significa oportunidade para futuros profissionais. Mas existem problemas, como o uso incorreto da iniciativa e as dificuldades para se provar o tempo de serviço para efeito de aposentadoria. Em Brasília, um contrato de trabalho foi anulado pela Justiça Federal porque o adolescente havia sido escalado para trabalhar num local onde é feita a venda de bebida alcoólica.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF