Via Legal apresenta edição especial sobre conciliação

24/11/2010 - 13h42
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

Conciliando a gente se entende. Com esta frase, o Judiciário brasileiro espera consolidar ainda mais o movimento que tenta convencer a população a trocar a disputa pelos acordos. Nesta semana, de 24 a 30 de novembro, o Via Legal apresenta uma edição especial, que mostra as vantagens e os desafios desta forma de resolver conflitos. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, o país realiza mais uma Semana Nacional de Conciliação. As audiências devem se repetir em 56 tribunais espalhados por todo o Brasil.

O programa recorda a  história de um engenheiro de Curitiba que parou a própria vida para evitar que o filho, portador de uma doença rara, morresse. Apesar dos avanços na busca de tratamento para o adolescente, o pai sofria com as ameaças de perder a casa financiada pela Caixa Econômica Federal. Uma decisão inédita, tomada durante uma audiência de conciliação na Justiça Federal curitibana, garantiu a quitação do imóvel. O caso é mais uma prova de que o acordo quase sempre é a melhor alternativa.

Direto do Rio de Janeiro, Viviane Rosa mostra os números nacionais desta iniciativa que começou em 2006 e que tem no Conselho Nacional de Justiça seu  principal incentivador. A reportagem explica que, desta vez, o principal propósito dos organizadores é enraizar na população e, sobretudo, entre os profissionais do Direito, a cultura da negociação. A estimativa é que boa parte dos mais de 86 milhões de processos que estão em andamento na Justiça pode ser resolvida com uma boa conversa.

De São Paulo, o destaque são os avanços implementados ao longo dos anos para fazer da conciliação uma rotina. No caso do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, existe um gabinete específico para tratar do tema. Outro diferencial é que os envolvidos nos processos podem pedir por e-mail para que as ações sejam incluídas nos mutirões. Erica Resende traz exemplos de pessoas que tiveram os problemas resolvidos de forma amigável.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF