TRF4 |

Via Legal destaca ações judiciais para garantir preservação ambiental no país

01/12/2010 - 13h06
Atualizada em 01/12/2010 - 13h06
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana, de 1º a 7 de dezembro, mostra o que tem sido feito para evitar a destruição de uma área com sítios arqueológicos no Sul do país. Peças como conchas, restos de cerâmicas e pedaços de ferramentas foram localizados durante a construção de um condomínio. A Justiça Federal chegou a suspender os trabalhos no local, mas liberou as obras depois que a empresa responsável pelo empreendimento provou que não havia mais riscos ao patrimônio histórico. A reportagem é de Analice Bolzan.

Ainda sobre a defesa do meio ambiente, o programa repercute um assunto que gerou muita polêmica em São Paulo. O uso de três urubus como parte de uma instalação montada na Bienal causou protestos entre representantes de entidades que defendem os direitos dos animais. Por ordem da Justiça Federal, o artista foi obrigado a retirar as aves e devolvê-las ao criadouro autorizado que fica em Sergipe. Erica Resende visitou a exposição e ouviu os argumentos de quem é favorável e contrário à presença dos animais na obra de arte.

Alessandra de Castro explica porque é preciso ter cuidado na hora de comprar e, principalmente, de consumir mel. Mesmo sendo natural e indicado para o tratamento de algumas doenças, o produto pode causar danos à saúde. A dica de especialistas é moderar no consumo e só adquirir mercadoria que tenha sido certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Direto de Pernambuco, Juliano Domingues traz os avanços quando o assunto é a produção de livros digitais. Os chamados e-books ganham espaço no mundo inteiro e, no caso do Brasil, já é possível encontrar neste formato até mesmo obras de conteúdo jurídico. A reportagem mostra o exemplo de um juiz federal que, além de produzir o conteúdo, faz questão de manter contato direto e em tempo real com os leitores.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissorasregionais. Confira os horários de exibição e assista também pelaInternet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF