TRF4 |

Via Legal mostra caso de indenização de família de soldado do Exército

07/12/2010 - 13h30
Atualizada em 07/12/2010 - 13h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o programa Via Legal conta, na matéria produzida pela 4ª Região, uma história triste e que revela situações ainda comuns nas Forças Armadas. Mesmo depois de ser proibido por médicos de continuar servindo o Exército, um soldado que tinha problemas mentais permaneceu na corporação e, o  pior, tendo contato com armas pesadas. Resultado: acabou se matando dentro do batalhão. Analice Bolzan revela que, por ordem da Justiça, a família será indenizada.

O programa destaca também a situação das rádios comunitárias no Brasil. Quem decide colocar no ar uma emissora reclama que o governo demora demais pra analisar os pedidos.  Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, a prefeitura resolveu mudar a norma e trazer para si a competência de apreciar os pedidos. Viviane Rosa explica que a estratégia não deu certo. Antes mesmo de entrar em vigor, a lei foi considerada inconstitucional pela Justiça. Dessa forma, a análise dos pedidos continua sendo de competência exclusiva da União.

Outro destaque desta edição é uma reportagem curiosa que mostra a intenção de um compositor pernambucano que decidiu denunciar o papa Bento XVI aqui no Brasil. Juliano Domingues conversou com o autor da ação. Para ele, o líder religioso foi omisso em relação aos casos de pedofilia registrados dentro da Igreja Católica em vários países. O juiz que analisou o caso mandou arquivar o processo, por entender que, além de faltar argumentos jurídicos, o pedido ainda feria princípios da diplomacia internacional.

Direto de Brasília, Alessandra de Castro traz uma disputa profissional pelo direito de fazer avaliações de imóveis. Corretores, arquitetos e engenheiros brigam na Justiça para saber que categoria pode explorar a atividade que envolve um mercado milionário. O impasse surgiu depois de uma resolução do Conselho Regional de Corretores, considerada abusiva pela entidade que representa os outros profissionais.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissorasregionais.Confira os horários de exibição e assista também pelaInternet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF