TRF4 |

Via Legal destaca a negligência nos hospitais da rede pública

03/02/2011 - 15h24
Atualizada em 03/02/2011 - 15h24
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Depois da série retrospectiva que relembrou as principais notícias de 2010, o Via Legal volta a exibir programas inéditos com muitas novidades e prestação de serviço ao cidadão. Na edição desta semana, o destaque são as falhas ainda comuns em boa parte dos hospitais da rede pública de saúde. Analice Bolzan conta a história de uma família de Curitiba que perdeu a filha de apenas três anos por negligência da médica que estava de plantão. A dor da perda motivou os pais da criança a entrar na Justiça. Tanto o hospital quanto a profissional responsável pelo atendimento foram condenados.

Do Espírito Santo, Viviane Rosa mostra os transtornos causados pela maior mineradora do país. A fábrica da Vale que funciona em Vitória libera um pó preto que invade as residências e causa danos à saúde da população. Os moradores se mobilizaram e decidiram brigar nos tribunais para que a empresa pague indenização aos prejudicados e, principalmente, para que resolva o problema de forma definitiva.

O Via Legal também acompanhou a conquista de um morador de São Paulo que esperou décadas para receber uma indenização dos Correios. O aposentado entrou com ação na Justiça depois da ter sido atropelado por um veículo da empresa. O acidente foi em 1973 mas o caso só foi concluído no ano passado, durante um mutirão do Judiciário que pretende acabar de vez com o estoque de processos antigos.

Ainda nesta edição, Juliano Domingues fala sobre a disputa de terras em um bairro nobre de João Pessoa, na Paraíba. Os donos de um aeroclube querem a demolição de um prédio que teria ultrapassado a altura máxima permitida para manter a segurança dos vôos. Já a construtora do condomínio afirma que a escola de aviação ampliou a pista de decolagens sem autorização do Estado.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25emissorasregionais.Confira os horários de exibição e assista tambémpelaInternet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF