TRF4 |

Via Legal destaca projeto de conciliação para ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre

24/02/2011 - 17h28
Atualizada em 24/02/2011 - 17h28
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana aborda uma discussão que já preocupa muita gente. Os aeroportos brasileiros precisam passar por grandes reformas para não ser um problema na Copa do Mundo de 2014. Analice Bolzan acompanhou no Rio Grande do Sul uma iniciativa da Justiça Federal  que promete agilizar o início das obras no terminal da cidade. Em audiências de conciliação, Infraero e moradores que tiveram as casas desapropriadas, fecham acordos que encerram conflitos judiciais.

Outro destaque do programa desta semana mostra que apesar do esforço do governo, ainda são muitas as reclamações contra o atendimento dos call centers mantidos por operadoras de telefonia celular. O programa repercute uma decisão da Justiça Federal carioca que deve ser seguida por todas as empresas, exigindo a manutenção de postos físicos de atendimento. Viviane Rosa explica que, para a Justiça, resolver o problema via telefone deve ser mais uma e nunca a única opção para o cliente.

Em outra reportagem, Erica Resende chama a atenção para os riscos a que estão expostos adolescentes e jovens que fazem cruzeiros marítimos. São muitas festas a bordo e, às vezes, as pessoas exageram na bebida. Num desses casos, uma estudante paulista morreu asfixiada pelo próprio vômito. A médica que atendeu a adolescente foi denunciada por negligência e agora responde a processo judicial por homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar.
 
Direto de Brasília, Alessandra de Castro mostra o desfecho de uma polêmica que chegou aos tribunais. O Conselho Federal de Medicina pretendia acabar com a exigência da presença de um neurologista na equipe médica que faz um diagnóstico de morte encefálica. No entanto, o entendimento dos desembargadores que analisaram o recurso foi de que a medida é necessária e funciona como uma segurança a mais para quem perdeu um parente e precisa decidir se autoriza ou não a doação de órgãos.

O programa Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF