TRF4 |

Via Legal destaca esforço para preservar traços da cultura alemã no sul do país

02/03/2011 - 19h14
Atualizada em 02/03/2011 - 19h14
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
No Programa desta semana, Analice Bolzan fala da preservação do patrimônio cultural. Ela esteve em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul,  e mostrou a mobilização da comunidade e das autoridades para garantir a recuperação e a preservação de um prédio que guarda traços da cultura alemã. Para a população, o mais importante é evitar que uma parte da história do Estado se perca para sempre. 

Apesar dos avanços e do rigor na fiscalização, ainda são comuns no Brasil os casos de desvio de recursos públicos.  No interior de Pernambuco, um episódio chamou a atenção da Justiça que condenou o ex-prefeito e os integrantes da comissão de licitação do município. As investigações mostraram que o dinheiro que deveria ser usado para construir três escolas acabou na conta dos acusados. Juliano Domingues esteve na cidade para mostrar as consequências do crime para quem mais precisa de educação de qualidade.

Erica Resende detalha as dificuldades enfrentadas por vítimas de doenças raras que tentam sacar os recursos depositados na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Embora a lei autorize a liberação em casos específicos, muitas vezes, é preciso brigar na Justiça.  Uma advogada de São Paulo que teve um tumor no cérebro e foi obrigada a passar por cinco cirurgias só conseguiu o dinheiro depois de uma longa batalha. A reportagem explica em que casos é possível solicitar o benefício.

Nesta edição, o programa também aborda o drama dos seguidores da religião adventistas. Não é fácil conciliar as exigências profissionais com as limitações da igreja. Viviane Rosa traz histórias de quem já perdeu compromissos e até atrasou a faculdade por causa de restrições como a que impede a pessoa de trabalhar ou estudar do por do sol de sexta-feira ao por do sol de sábado.  Em Brasília, uma decisão judicial garantiu o direito de uma candidata à procuradora da República de fazer o concurso em horário alternativo.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF