TRF4 |

Via Legal mostra o que o país ganha com a criação de novas varas federais

01/06/2011 - 12h44
Atualizada em 01/06/2011 - 12h44
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Nos próximos três anos, o Brasil vai ganhar mais 230 novas varas da Justiça Federal. É um passo importante para tornar o serviço acessível a todos. Este é o tema do Via Legal desta semana, de 1º a 7 de junho. O programa detalha as consequências dessa medida que começou a sair do papel no fim de 2010. Analice Bolzan esteve em Foz do Iguaçu (PR), onde o contrabando de mercadorias compradas no Paraguai ainda desafia as autoridades. Ela explica que a necessidade de se combater com rigor esta prática foi o que motivou a escolha da cidade como sede de mais uma vara especializada em matéria criminal.
 
Viviane Rosa esteve no Pará para mostrar outro problema igualmente grave e que também exige rigor na punição dos que ignoram as normas.  Belém está entre os municípios que ganharam varas específicas para julgar crimes ambientais.  Mais do que agilizar a solução destes conflitos, a especialização tem sido uma arma importante para acabar com a sensação de impunidade e reduzir as agressões ao meio ambiente.

Em outra reportagem, o programa mostra como a criação destas unidades federais pode facilitar a vida de pessoas que estão distantes dos centros urbanos. Juliano Domingues esteve em Arco Verde, que fica no sertão de Pernambuco. Os moradores, que antes eram obrigados a viajar horas até Serra Talhada para resolver qualquer assunto na Justiça Federal, agora são atendidos na própria comunidade. Um avanço que significa economia de tempo, de dinheiro e, sobretudo, cidadania. 

Direto do Rio de Janeiro, Denise Moraes aborda um outro setor que já está sendo beneficiado pela ampliação da estrutura judicial. Atualmente, boa parte dos processos em andamento envolve questões previdenciárias. É que a insatisfação com as respostas do INSS faz com que todos os meses milhares de brasileiros procurem os tribunais. A boa notícia é que a espera pelas decisões deve ficar cada vez menor.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais.Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF