TRF4 |

Responsabilidade de hospital em revelar diagnóstico é destaque no Via Legal

15/06/2011 - 14h52
Atualizada em 15/06/2011 - 14h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
No programa Via Legal desta semana, um dos destaques é a responsabilidade de um hospital na hora de revelar ao paciente que doença ele realmente tem. No Sul do país, a família de um homem que morreu por causa de um câncer será indenizada por danos morais. A filha da vítima provou na Justiça que tanto os médicos quanto o hospital conheciam o diagnóstico, mas esconderam a informação. A reportagem é de Analice Bolzan.

Também são apresentadas duas reportagens sobre animais. Uma delas repercute uma decisão judicial tomada em São Paulo, que promete evitar a deportação de bichinhos que eram levados ao exterior.  Por falta de um certificado sanitário, eles estavam sendo impedidos de retornar ao Brasil. Erica Resende explica como foi possível resolver o impasse garantindo, ao mesmo tempo, a integridade dos bichos e a saúde da população.

Direto do Rio de Janeiro, Denise Moraes mostra a realidade no zoológico de Niterói. Considerado insalubre, o espaço foi reprovado por fiscais do Ibama, que sugeriram o fechamento da unidade. O pedido foi atendido e, por ordem dos tribunais, todos os animais devem ser transferidos nos próximos meses. Para ambientalistas, o episódio vai além da suspeita de maus tratos e serve de ponto de partida para que o país repense a necessidade de se manter bichos presos, apenas para o lazer de parte da população.

A reportagem de Viviane Rosa traz os riscos que corre quem falsifica o visto para entrar nos Estados Unidos. Uma estudante de Brasília, flagrada com documento falso, foi condenada pela Justiça Federal.

Juliano Domingues fala das regras para a preservação do patrimônio nacional. Em Recife, a construção de parte de um prédio foi proibida para evitar a descaracterização de um jardim projetado por Burle Marx. O paisagista conhecido no mundo inteiro deixou várias obras na cidade onde nasceu.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissorasregionais. Confira os horários de exibição e assista também pelaInternet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF