TRF4 |

Via Legal mostra polêmica sobre controladores de velocidade no RS

22/06/2011 - 12h43
Atualizada em 22/06/2011 - 12h43
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o programa Via Legal mostra uma polêmica no Sul do país. Antes mesmo de saírem do papel, algumas obras que prometem diminuir o número de acidentes na BR 116, uma das mais movimentadas e perigosas do país, são alvo de denúncias e reclamações. Analice Bolzan esteve em Novo Hamburgo (RS), onde a população teme que a instalação de controladores de velocidade deixe o trânsito ainda mais complicado.

O Via Legal também destaca as dificuldades que ainda fazem parte da rotina de quem precisa sacar o FGTS para cuidar da própria saúde. Por lei, vítimas de doenças graves como Aids e câncer podem retirar o dinheiro.  Em muitos casos, no entanto, os doentes só têm acesso aos recursos depois de recorrer à Justiça. Viviane Rosa mostra exemplos de quem precisou percorrer este caminho para pagar o tratamento.

Em outra reportagem, o programa repercute uma decisão judicial que serve de estímulo para quem é vítima de perseguição ou discriminação no trabalho. Uma servidora pública de Recife foi condenada por ter cometido assédio sexual. Juliano Domingues conta que, neste caso, a punição só foi possível porque a vítima não se intimidou com as ameaças e denunciou a prática criminosa.

De São Paulo, o destaque é uma iniciativa da Justiça Federal que está abrindo portas para a conclusão de milhares de processos envolvendo o Sistema Financeiro da Habitação. O encerramento das ações tem sido possível porque o governo mudou os critérios para definir o total a ser pago. Em vez do valor acumulado ao longo dos anos com juros e correções, a conta agora é calculada com base apenas no preço de mercado do imóvel. A reportagem é de Erica Resende.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF