TRF4 |

Via Legal: Para Justiça, gêmeos têm direito a estudar na mesma escola pública

27/07/2011 - 13h15
Atualizada em 27/07/2011 - 13h15
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Nesta semana, o programa Via Legal destaca a luta de uma família de Santa Catarina para garantir que as filhas gêmeas pudessem estudar na mesma escola pública. A instituição define quem tem direito às vagas por sorteio, mas como apenas uma das crianças foi selecionada, os pais precisaram recorrer à Justiça. A reportagem é de Analice Bolzan.

Em outra reportagem, o programa chama a atenção para os casos em que o Estado pode ser obrigado a indenizar vítimas de acidentes. Juliano Domingues mostra o exemplo de uma moradora de Pernambuco que perdeu o marido em uma tragédia provocada pelas condições da pista. Por ordem da Justiça, ela deve receber R$ 100 mil, pagos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit.

Direto de São Paulo, o destaque é o uso de dinheiro de criminosos para garantir mais segurança à população. Com a ajuda de recursos bloqueados pela Justiça, o prédio da Polícia Federal ganhou o reforço de dezenas de câmeras de vídeo. Erica Resende explica porque o reforço no monitoramento é tão importante para quem freqüenta o prédio.

Denise Moraes esteve em Vitória, no Espírito Santo, para entender porque o aeroporto da cidade foi considerado o pior do país. Além de pequeno, o terminal possui uma estrutura deficiente, causando transtorno aos passageiros. Para piorar a situação, as obras de ampliação da unidade foram suspensas por causa de suspeitas de falhas no projeto. A determinação tem como propósito evitar tragédias como a que aconteceu em São Paulo, em 2007, deixando quase duzentos mortos.

Ainda nesta edição, Viviane Rosa mostra que a chamada política de cotas continua sendo alvo de questionamentos. Os critérios definidos pelas universidades para garantir o acesso a uma parcela da população nem sempre atendem aos princípios legais. A reportagem apresenta duas situações em que os candidatos precisaram ir aos tribunais para garantir o direito à matrícula.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF