TRF4 |

Via Legal: iniciativa garante casa nova a moradores da Vila Chocolatão

24/08/2011 - 13h28
Atualizada em 24/08/2011 - 13h28
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
A chance de construir um futuro diferente, com dignidade e cidadania. Este sonho que acaba de virar realidade para dezenas de famílias pobres de Porto Alegre está entre os destaques desta edição do programa Via Legal.  Analice Bolzan mostra como a união de esforços garantiu vida nova a moradores da Vila Chocolatão. Durante anos, eles viveram em uma favela na região central da cidade. Hoje, o endereço das famílias é um condomínio construído em parceria por vários órgãos públicos.  Clique aqui para assistir a matéria.

O programa também apresenta o desfecho de uma história que começou com um erro médico. Uma atriz do Rio Grande do Norte foi impedida de amamentar a filha recém nascida depois de receber um diagnóstico errado de HIV. Ela fez um único teste, quando já estava em trabalho de parto. Juliano Domingues conversou com a mulher que garantiu na Justiça o direito de receber indenização por danos morais.

Direto do Rio de Janeiro, Denise Moraes conta a história de uma inglesa que há seis anos decidiu viver no Brasil onde atua como voluntária em projetos sociais. Quando o visto perdeu a validade, Tereza Keohane procurou os tribunais para não correr o risco de ser expulsa do país. Mas, para o Ministério da Justiça, tudo não passou de um mal entendido já que, desde 2007, o direito já havia sido assegurado pelo governo.  

O Via Legal mostra ainda como a tecnologia pode ser útil na hora do julgamento de um processo. No Mato Grosso do Sul, uma espécie de documentário está entre as provas incluídas em uma ação que apura denúncias de desvio de recursos públicos. Erica Resende esteve na região para mostrar a rotina de pessoas que apostaram em um programa do governo federal e hoje, acumulam prejuízos.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF