TRF4 |

Projeto Virando a Página é destaque no Via Legal desta semana

05/10/2011 - 15h03
Atualizada em 05/10/2011 - 15h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o programa Via Legal traz um exemplo de superação. Em Porto Alegre, adolescentes infratores têm a chance de construir um futuro diferente a partir do programa Virando a Página, desenvolvido no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A iniciativa une trabalho e literatura e, conforme destaca Nara Sarmento, tem transformado a realidade de um número cada vez maior de jovens. Clique aqui para assistir a matéria.

Outro destaque do programa é uma decisão judicial que promete deixar bem mais barato o e-book, aparelho que permite a leitura de livros em forma de arquivos digitais. A partir de agora, estes equipamentos devem ser isentos de impostos, a exemplo do que já ocorre com livros e outros materiais didáticos. Erica Resende conta que, para muita gente, a medida pode funcionar como um incentivo à leitura.

Direto do Rio de Janeiro, o programa mostra que nem sempre é fácil definir quem tem direito à indenização por danos morais. A estimativa é que, em metade das ações que chegam hoje aos tribunais, o autor também pede esse tipo de reparação. No Rio de Janeiro, uma advogada teve o pedido negado. Por causa de um erro da regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela foi intimada e levada a depor no lugar de outra profissional. A reportagem é de Denise Moraes.

Juliano Domingues explica o que é e como funciona o programa Bolsa Atleta. Mantida pelo governo federal, a iniciativa prevê ajuda financeira a quem se destaca em uma modalidade. A intenção é evitar que grandes promessas abandonem o esporte por falta de dinheiro e de apoio. O problema é que, em muitos casos, os recursos não são liberados quando os pedidos chegam ao Ministério dos Esportes. No Rio Grande do Norte, um jogador de futebol de areia precisou recorrer à Justiça para ter acesso ao benefício.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF