TRF4 |

Via Legal fala sobre regra da Anvisa questionada por fabricantes de medicamentos

09/11/2011 - 14h08
Atualizada em 09/11/2011 - 14h08
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
No programa Via Legal desta semana, que estreia hoje (9/11) na TV Justiça, às 21h30min, Nara Sarmento mostra a tentativa de empresários do Sul do país de se livrarem de uma obrigação imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa exige que, antes de fechar um negócio, os fabricantes procurem saber se a farmácia onde o produto será vendido está regular. A intenção é incluir todos os envolvidos na cadeia produtiva na lista de responsáveis pela fiscalização. O objetivo é evitar prejuízos ao consumidor, como a oferta de produtos piratas. Apesar da reclamação, a Justiça Federal manteve a exigência do governo.

Embora pareça absurdo, o desvio de medicamentos que deveriam ser usados para tratar pacientes internados em hospitais públicos é uma realidade no país. O Via Legal denuncia em outra reportagem a falta de controle que poderia evitar o crime. Juliano Domingues traz o desfecho de um destes casos. Remédios retirados de seis hospitais do Recife foram encontrados em clínicas particulares de todo o país. A venda irregular envolvia um esquema controlado por servidores públicos.

Outro destaque desta edição do Via Legal é um assunto que tem gerado polêmica dentro e fora dos tribunais. Homens solteiros que adotam uma criança querem o direito de ficar quatro meses afastados do trabalho. Viviane Rosa mostra exemplos de quem já conseguiu estender a licença paternidade e outros que ainda brigam nos tribunais pelo benefício. A medida é defendida por especialistas como a melhor forma de estreitar laços e garantir a base de uma relação afetiva que precisa ser construída.

Direto de São Paulo, Erica Resende conta o desfecho de mais uma história envolvendo vítimas da Ditadura Militar. Passadas mais de duas décadas do fim do regime, ainda são muitas as interrogações sobre o período que marcou a história política do país.

Tem ainda uma reportagem sobre uma distorção que se repete em boa parte do litoral brasileiro. Muita gente ignora a lei e trata a praia como um patrimônio particular. Denise Moraes esteve em Paraty, umas das regiões mais bonitas do país, para mostrar o problema. Quem impede o acesso de turistas e moradores à areia pode ter que se explicar na Justiça.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF