TRF4 |

Construção de rodovia em reserva ambiental é destaque no Via Legal

30/11/2011 - 12h29
Atualizada em 30/11/2011 - 12h29
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Um dos destaques do Via Legal desta semana, que estreia hoje (30/11) na TV Justiça, é a decisão que impediu a pavimentação darodovia que corta uma reserva ambiental particular. A medida foi tomadadepois de uma denúncia de moradores que temiam as consequências da obrapara a preservação do espaço. A reportagem é de Nara Sarmento.

Nos últimos seis anos, muitos trabalhadores foram obrigados a voltar ao trabalho mesmo ainda estando doentes. Uma situação ilegal, provocada pela alta programada, instrumento criado pelo INSS com a promessa de facilitar a vida do segurado. Juliano Domingues mostra que a medida tem causado prejuízos e dor de cabeça a trabalhadores de todo o país.

A vitória de ambientalistas que conseguiram na Justiça a proibição das vaquejadas em Xerém, no Rio de Janeiro, é outro assunto abordado nesta edição. Denise Moraes esteve no parque onde as provas eram realizadas. A denúncia é que a atividade vem acompanhada de maus tratos aos animais. De acordo com o Ministério Público Federal, que propôs a ação, em alguns casos, os bois tinham os rabos arrancados ou terminavam as provas com várias fraturas.

A reportagem de Viviane Rosa é sobre uma outra prática classificada como brincadeira mas que, para a Justiça, pode ser um crime. Os trotes violentos ainda se repetem em universidades de todo o país, mas a punição aos responsáveis tem contribuído para a adoção de práticas saudáveis na hora de recepcionar os calouros. Em um dos exemplos citados na reportagem, um estudante foi expulso por comandar uma "brincadeira" violenta.

O programa mostra ainda a tentativa de garantir a recuperação de uma estação de trem no interior de São Paulo. Um jogo de empurra entre a administração municipal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, deixou a unidade, que já foi referência para os moradores, completamente abandonada. Erica Resende conta que um acordo mediado pela Justiça Federal deve encerrar o problema.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF