TRF4 |

Retirada de navios paraguaios do porto da capital gaúcha é destaque no Via Legal

20/12/2011 - 15h33
Atualizada em 20/12/2011 - 15h33
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
A matéria da Região Sul do programa Via Legal desta semana destaca o destino de dois navios paraguaios abandonados há mais de uma década no rio Guaíba, em Porto Alegre. Nara Sarmento conta que as embarcações foram doadas ao governo gaúcho. Depois de retirado do cais, o material será vendido como sucata. O problema é que a operação pode contaminar as águas do Rio Guaíba.

O Brasil tem o que comemorar quando o assunto é o combate à ação de pedófilos que usam a internet para atrair crianças e adolescentes. O rastreamento das mensagens tem sido decisivo nas investigações da polícia. Mesmo assim, as autoridades afirmam que as denúncias são fundamentais para reduzir o número de casos. Denise Moraes mostra como a população pode ajudar nesta luta.

No Brasil, um consumidor só pode ficar cinco anos com o nome sujo na praça por causa de uma mesma dívida. Esse prazo está previsto em lei, mas mesmo assim há quem ignore a limitação. Em Recife, a Caixa Econômica Federal foi condenada por negar crédito a clientes nesta situação. Juliano Domingues explica o que aconteceu neste caso.

Direto de Brasília, Viviane Rosa mostra o que é a emancipação judicial. O instrumento jurídico, que antecipa direitos civis a adolescentes de 16 e 17 anos, ainda é alvo de questionamentos. Em casos de concursos públicos, os efeitos do procedimento podem ser garantidos nos tribunais.

Erica Resende traz a polêmica envolvendo a decisão do Ministério da Educação de adotar um livro que admite erros gramaticais na linguagem falada. O assunto foi parar na Justiça que, pelo menos por enquanto, manteve o material nas escolas. Educadores se dividem sobre o tema que envolve aspectos como preconceito linguístico e responsabilidade de quem elabora material didático.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de emoutras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição eassista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF