TRF4 |

Via Legal retorna nesta semana com programas inéditos

03/02/2012 - 12h38
Atualizada em 03/02/2012 - 12h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
A retirada de famílias de locais impróprios é o tema da reportagem produzida na Região Sul para o primeiro programa inédito do Via Legal em 2012. Nara Sarmento acompanhou uma comitiva da Justiça Federal que esteve na praia de Cidreira (RS), onde as construções irregulares ameaçam o meio ambiente. O diferencial neste caso é que, antes de decidir o destino dos moradores, a juíza que analisa o processo resolveu fazer uma inspeção para ver de perto a realidade retratada na denúncia apresentada por ambientalistas.

A disputa que envolve a venda de inibidores de apetite e coloca em lados opostos o Conselho Federal de Medicina e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é outro destaque do Via Legal dessa semana. A matéria mostra como anda a polêmica que interessa a milhares de brasileiros que precisam de ajuda para controlar o peso. Viviane Rosa explica os argumentos dos dois lados, que desde o fim do ano passado travam uma batalha judicial sobre o tema.

Outro assunto abordado nesta edição envolve a expansão do metrô na capital paulista. Por ordem da Justiça Federal, os responsáveis pelas obras terão de garantir moradia a uma família que há décadas ocupa imóveis públicos abandonados na região. Os prédios serão demolidos para permitir a construção da linha. A reportagem é de Erica Resende.

Do Rio de Janeiro, Denise Moraes mostra que, embora o preconceito tenha reduzido nos últimos anos, quem faz uma tatuagem ainda corre riscos de perder o emprego. Um médico, aprovado em concurso público, só conseguiu assumir a vaga na Aeronáutica depois de recorrer à Justiça. Por causa de episódios como este, a dica de especialistas é que a pessoa prefira tatuar partes do corpo que podem ser cobertas com maior facilidade.

Juliano Domingues conta que por muito pouco uma dívida tributária não inviabilizou a recuperação de um dos clubes de futebol mais tradicionais do nordeste. O Santa Cruz precisou recorrer à Justiça Federal para conseguir a liberação de parte dos recursos conseguidos com a venda de um jogador. O dinheiro havia sido bloqueado para garantir o pagamento de impostos não recolhidos durante outra negociação.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF