TRF4 |

Via Legal: Criança com doença rara é operada depois de ordem judicial

22/02/2012 - 14h52
Atualizada em 22/02/2012 - 14h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Um exemplo de dor, coragem e superação. O Via Legal desta semana destaca a história de Analice, uma menina de seis anos, vítima de doença rara que atinge os ossos. Para garantir que a filha tivesse acesso à cirurgia que poderia reduzir os riscos de fratura e aumentar as chances de uma vida normal, os pais precisaram recorrer à Justiça. Nara Sarmento explica porque o Estado foi obrigado a fornecer o equipamento indicado pelo médico responsável pelo tratamento.

Outro destaque desta edição é a reportagem que mostra a tentativa de reproduzir, em uma nova área, um ecossistema de mangue que foi destruído para viabilizar a ampliação de um porto. A inovação está sendo colocada em prática em Pernambuco e foi definida durante o andamento de uma ação que pedia a suspensão das obras. Juliano Domingues conta o que levou a esta providência e a importância dela para a preservação da natureza.

Um esforço concentrado com resultados cada vez mais expressivos. Erica Resende traz novos números da conciliação, prática que nos últimos anos tem se tornado regra no Brasil. Em São Paulo, uma novidade é a formação de conciliadores. A atuação destes profissionais é decisiva para que, cada vez mais, as audiências terminem em acordo.

Direto do Espírito Santo, Denise Moraes mostra exemplo de consumidores que tiveram problemas por causa do corte ilegal de energia elétrica. Em pelo menos dois casos, a concessionária do serviço público foi condenada por descumprir a lei  na hora de interromper o abastecimento.

Viviane Rosa chama a atenção para um aspecto que pode ser decisivo para quem está atrás de uma vaga no serviço público. De nada adianta ser aprovado no exame escrito se o candidato não consegue cumprir as exigências durante o teste físico.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF