TRF4 |

Via Legal destaca ações e desafios para garantir preservação ambiental

03/04/2012 - 15h40
Atualizada em 03/04/2012 - 15h40
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana apresenta o desfecho de uma polêmica em Caxias do Sul (RS). Foi preciso uma ordem da Justiça Federal para liberar a conclusão das obras de uma barragem destinada ao abastecimento de água aos moradores. Nara Sarmento explica a reação de ambientalistas que tentavam impedir a derrubada de árvores na área onde será formado o lago.

Também destaca duas reportagens sobre o desafio de se preservar o meio ambiente. O primeiro exemplo trata da ocupação indevida de uma praia conhecida na Bahia. Viviane Rosa esteve em Salvador para mostrar como ficou o espaço depois da demolição das barracas que tomavam conta da orla. A retirada das estruturas foi determinada pela Justiça Federal. 

A segunda reportagem vem de Pernambuco. Juliano Domingues explica uma prática ilegal mas ainda muito comum no Estado: a pesca e a venda de lagosta durante o período de defeso. Quem for pego cometendo o crime perde a mercadoria e ainda pode ser processado. A condenação, quase sempre, vem em forma de pena alternativa.

A possibilidade de estrangeiros condenados no Brasil cumprirem as penas nos países de origem é outro destaque desta edição. Erica Resende conta a história de um atleta búlgaro preso em flagrante com cocaína na bagagem. O homem, que alega inocência, ainda aguarda julgamento. Ele está preso em São Paulo, mas a família já negocia a transferência dele para a Bulgária. A possibilidade tem o apoio do governo brasileiro.

Ainda sobre o tema, o programa recorda a situação do tráfico em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia. Há pelo menos quatro anos um grupo de trabalho atua na região com o propósito de reduzir a incidência da prática. Em muitos casos, os acusados são pessoas de baixa renda que aceitam servir de "mulas" para o tráfico internacional.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    


HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
4 de abril - quarta-feira - 21h30
7 de abril - sábado - 18h30
9 de abril - segunda-feira - 21h30

TV CULTURA
7 de abril - sábado - 7h30

TV BRASIL 
8 de abril - domingo 6h