TRF4 |

Via Legal: decisão permite a Hospital de Clínicas atender pacientes de convênios privados

11/04/2012 - 16h23
Atualizada em 11/04/2012 - 16h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
No programa Via Legal desta semana, Nara Sarmento repercute, direto de Porto Alegre, a decisão que permitiu ao Hospital de Clínicas continuar atendendo pacientes de convênios privados. O Ministério Público Federal havia pedido a suspensão da prática, mas para a Justiça Federal ela não representa danos aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. A unidade, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é uma referência em tratamentos de alta complexidade em todo o país.

Casarões que guardam parte da história do país estão abandonados em Salvador. A ameaça, que já levou o caso aos tribunais, também é abordada pelo programa, que mostra como é crítica a situação dos monumentos e de quem é a responsabilidade pelos reparos. A reportagem é de Viviane Rosa.

Outro destaque desta edição é um crime que tem sido praticado por milhares de brasileiros. Na tentativa de pagar menos ou simplesmente não pagar pelos serviços de TV a cabo, muita gente compra conversores que desbloqueiam o sinal das operadoras. Erica Resende explica que uma decisão da Justiça Federal em São Paulo proibiu a venda dos aparelhos e determinou a punição de quem insistir na prática. Só em São Paulo, a estimativa é que 500 mil decodificadores tenham sido vendidos nos últimos anos.

Ainda sobre o tema, o programa relembra a polêmica sobre a cobrança pelos chamados pontos extras. As empresas insistem em cobrar mais caro de quem contrata o serviço, mas,  segundo o governo, apenas os custos da implantação do serviço podem ser repassados ao consumidor.

Do Rio de Janeiro, o destaque são as obras realizadas na região do porto. O local, que durante décadas ficou praticamente abandonado, está passando por reformas para a alegria da comunidade. Por outro lado, há quem reclame, já que alguns imóveis estão sendo demolidos. Denise Moraes esteve na região e conversou com pessoas que temem perder o patrimônio. As obras fazem parte da estruturação da cidade para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF