TRF4 |

Via Legal mostra proposta para deixar mais rigorosas as regras para propaganda de cerveja

25/04/2012 - 15h59
Atualizada em 25/04/2012 - 15h59
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Um dos destaques do programa Via Legal desta semana é a tentativa de deixar mais rigorosas as regras que disciplinam a propaganda de cerveja. No Sul do país, os tribunais analisam um pedido para estender, aos produtos de baixo teor alcoólico, as restrições que já valem para bebidas como vinho e cachaça. Nara Sarmento detalha a proposta e mostra porque a preocupação maior é com os jovens.

A possibilidade é raríssima, mas existe e é capaz de transformar a vida de uma família inteira. O Via Legal mostra o que pode acontecer quando, em vez de prevenir, uma vacina provoca a doença. Na Paraíba, um menino teve paralisia infantil depois de tomar as conhecidas gotinhas. Juliano Domingues explica as consequências da doença e mostra o que levou a Justiça a obrigar o Estado a indenizar a família.

Direto do Rio de Janeiro, Denise Moraes conta a história de uma aposentada que, mesmo sem ter indicação de alta médica, foi liberada do hospital. Ela morreu a caminho de casa e, por isso, a família processou os responsáveis pelo atendimento. Para a Justiça, houve falhas e negligência médica.

O programa traz ainda uma reportagem sobre a atuação do Exército para garantir a segurança da população durante greves de policiais. Viviane Rosa cita exemplos em que esse reforço, embora necessário, acabou gerando controvérsias. Em Palmas, no Tocantins, um policial alegou ter sido vítima de excessos praticados por agentes das Forças Armadas durante uma paralisação. O Judiciário entendeu, no entanto, que a atuação mais rigorosa do militar se justificava pela realidade de tensão que, naquele momento, tomava conta da cidade.

Erica Resende traz os detalhes do processo que levou à transferência de três aeroportos para a iniciativa privada. Uma longa batalha jurídica envolveu a medida, defendida pelo governo como única alternativa para melhorar os serviços prestados à população e ainda preparar o país para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de emoutras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF