TRF4 |

Cultivo de transgênicos no entorno de unidades de conservação é destaque no Via Legal

16/05/2012 - 15h04
Atualizada em 16/05/2012 - 15h04
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana destaca a polêmica envolvendo o cultivo de produtos transgênicos no entorno de unidades de conservação. Hoje, boa parte da soja e do milho plantados no Brasil vem de sementes geneticamente modificadas. Nara Sarmento explica porque tanta gente é contrária ao plantio próximo às unidades de proteção ambiental. No Sul do país, a Justiça Federal proibiu a prática e determinou o cumprimento de uma norma estadual que limita o uso de sementes transgênicas.

O programa apresenta também duas reportagens sobre as opções de tratamento que o Brasil oferece às vítimas de câncer. Erica Resende esteve em Campinas, São Paulo, onde funciona um hospital modelo. Para os pacientes, o mais difícil é conseguir uma vaga na unidade que recebe gente do país inteiro. Os responsáveis pelo atendimento esbarram ainda na falta de profissionais qualificados para garantir o tratamento que poderia aumentar as chances de recuperação de quem tem a doença.

Ainda sobre o tema, Juliano Domingues mostra a reação de moradores do Recife à decisão do governo estadual de fechar um centro de transplante de medula óssea. O Estado de Pernambuco alega excesso de gastos e sustenta que a medida não vai deixar ninguém sem atendimento. A promessa é oferecer as cirurgias em outra unidade de saúde. Mesmo assim, organizações que defendem os direitos dos pacientes foram à Justiça e conseguiram uma ordem para manter o centro com as portas abertas.

O programa traz ainda uma reportagem sobre os procedimentos que precisam ser adotados por estrangeiros que resolvem viver no Brasil. Quantos e quais os vistos concedidos pelo governo brasileiro e as punições impostas a quem ignora as regras. Viviane Rosa conta a história de um suíço que teve uma semana para deixar o país. Ele passou anos em situação irregular até que foi descoberto e denunciado pela Polícia Federal.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF