TRF4 |

Via Legal mostra o esforço para evitar a circulação de celulares roubados nas ruas

25/07/2012 - 13h25
Atualizada em 25/07/2012 - 13h25
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Na edição desta semana, o programa Via Legal repercute uma decisão que promete impedir que aparelhos celulares roubados voltem às ruas. Por ordem da Justiça Federal, as empresas e a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, devem liberar o acesso à lista de telefones roubados. Nara Sarmento mostra a situação no sul do país onde até a polícia tem dificuldade para acessar o cadastro e combater esse tipo de crime.

Em outra reportagem, são destacadas as consequências de erros e falhas no trabalho de policiais. É claro que, quando decide se tornar um policial, a pessoa sabe que vai exercer uma atividade de risco. Também parece óbvio que este profissional deve ter certeza que o Estado fará o possível para evitar os acidentes. Viviane Rosa mostra que nem sempre esses cuidados são tomados e que, por isso, não são raros os casos em que agentes ficam feridos ou até perdem a vida por negligência do poder público. No Distrito Federal, a questão é tão séria que foi parar nos tribunais.

Direto de São Paulo, Erica Resende conta que, se depender do Ministério Público Federal, os agrotóxicos que têm na fórmula a substância procloraz devem ser retirados do mercado. O pedido, que está sendo analisado pela Justiça, se baseia nos riscos que a substância pode representar para o homem e também para o meio ambiente. Uma das suspeitas é que ela possa provocar câncer.

Juliano Domingues mostra os obstáculos para a conclusão das obras da Transnordestina. A ferrovia vai ligar Pernambuco ao Ceará, mas os trabalhos esbarram na existência de construções irregulares às margens dos trilhos.

Outro destaque da edição desta semana do programa Via Legal é o movimento que deve garantir a restauração de um imóvel antigo, que fica dentro no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A casa, que foi a sede de uma fazenda no período colonial, está praticamente destruída. Por ordem da Justiça, o espaço passará por reformas e será liberado para visitação pública. A reportagem é de Denise Moraes.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet.

www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com


Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:


Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF