TRF4 |

Via Legal revela disputa judicial envolvendo funcionamento de hospital no RS

31/07/2012 - 17h48
Atualizada em 31/07/2012 - 17h48
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O programa Via Legal desta semana aborda a decisão de permitir que o Hospital Centenário, em São Leopoldo (RS), que atende milhares de moradores do Sul do país, continue com as portas abertas. Um parecer do Conselho Regional de Medicina havia sugerido a interdição da unidade, mas a direção conseguiu suspender a ordem depois de recorrer à Justiça. Entre os problemas do hospital estão a falta de médicos e equipamentos, além das condições precárias de higiene.

Outra reportagem desta edição mostra como podem ser graves as consequências do uso irresponsável da Internet. Uma estudante paulista foi condenada nos tribunais por postar mensagens racistas contra nordestinos. Erica Resende explica que o comportamento virtual tem custado o emprego de muita gente. Por isso, a ordem é ter cuidado na frente do computador.

Ainda sobre o assunto, Viviane Rosa detalha os cuidados que deve tomar quem faz operações bancárias pelo computador. Os roubos de dados e senhas explicam a quantidade de golpes aplicados por quadrilhas especializadas em crimes virtuais. Os clientes que só utilizam os terminais eletrônicos também não escapam dos riscos.

Juliano Domingues esteve em Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar a visita de uma comitiva ao presídio federal que funciona na cidade. A intenção é aperfeiçoar as medidas de segurança e também os projetos de reeducação como os que permitem que o preso trabalhe ou faça cursos profissionalizantes.. Em todo o Brasil, cinco presídios compõem o Sistema Penitenciário Federal, responsável por abrigar os presos mais perigosos do país.

O programa mostra ainda a condenação do Exército por causa de um disparo acidental que atingiu o rosto de uma criança, no Rio de Janeiro. No momento do acidente, a menina assistia um desfile militar. Denise Moraes explica que, na Justiça, o desfecho do caso foi bem diferente da conclusão das investigações internas, realizadas pelas Forças Armadas. Apenas nos tribunais foi assegurado o direito da vítima de ser indenizada por danos morais.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com


Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça

Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF