TRF4 |

Proibição judicial de pesca com redes fixas é tema do Via Legal

29/08/2012 - 16h28
Atualizada em 29/08/2012 - 16h28
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

A edição do programa Via Legal desta semana destaca uma ordem judicial que proíbe a pesca de arrasto com redes fixas. A prática representa uma ameaça ao meio ambiente, além de impedir o trabalho de pescadores que adotam métodos tradicionais. Nara Sarmento explica o que foi levado em conta pela Justiça para impedir o uso desse modelo e o que pensa quem foi obrigado a deixar de trabalhar. A medida coloca em lados opostos duas categorias de pescadores amadores.

Já no Rio de Janeiro, a ameaça vem de grandes empresas que dominam o espaço e praticamente inviabilizam o trabalho de pequenos pescadores. Uma empresa flagrada cometendo o crime acabou condenada nos tribunais.

Apenas no ano passado, mais de 7 mil brasileiros perderam a vida nas rodovia federais que cortam o país. A imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas dos acidentes, mas as condições das pistas também contribuem para aumentar as estatísticas das tragédias. O Via Legal discute o assunto a partir de uma disputa que tem adiado a duplicação de um dos trechos mais perigosos da BR 116, no estado de São Paulo. A reportagem é de Erica Resende.

Ainda sobre este tema, o programa mostra a reação de moradores de Angra dos Reis à instalação de radares móveis na rodovia Rio - Santos. A reclamação é que os equipamentos, que deveriam proteger a população, estão contribuindo para aumentar o número de acidentes. Denise Moraes esteve na região e detalha a preocupação de quem vive próximo à pista. Para muitas crianças, a volta da escola é um risco diário.

O programa traz ainda uma história inusitada que chama atenção para as conseqüências da intolerância religiosa. Um morador do Ceará que se desligou da igreja Testemunha de Jeová foi à Justiça por se sentir discriminado. Ele afirma que os antigos companheiros e até a família foram orientados a se afastar dele depois do rompimento com a igreja. Nos tribunais, prevaleceu a liberdade de crença.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet:
www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:


Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF