TRF4 |

Via Legal destaca o aumento nos gastos do INSS para atender viciados em drogas

05/09/2012 - 16h21
Atualizada em 05/09/2012 - 16h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Cem milhões de reais. Este foi o valor que a Previdência Social gastou, apenas no ano passado, para atender dependentes de drogas como o crack. Na edição desta semana, o programa Via Legal destaca o problema que não para de crescer em todo o país e que responde por um número cada vez maior de afastamentos do trabalho. Nara Sarmento conversou com uma vítima da droga. Com a ajuda do auxílio doença, o rapaz está conseguindo se livrar do vício.

Juliano Domingues explica a luta de quem tem osteoporose para ter acesso à teriparatida, um medicamento capaz de controlar a doença quando ela atinge estágios mais avançados. Em Pernambuco, foi preciso uma ação judicial para que o Estado tomasse providência. Hoje, para alívio de muita gente, o remédio já está disponível aos moradores. A estimativa é que 10 milhões de brasileiros tenham a doença.

O programa também explica os limites na atuação das faculdades particulares na hora de cobrar a conta de alunos inadimplentes. Viviane Rosa explica o que diz a legislação e o que pode fazer quem se sente prejudicado.

Direto de São Paulo, Erica Resende mostra a luta de deficientes visuais para obrigar fabricantes e operadoras de celular a colocarem no mercado aparelhos adaptados. Recursos como sintetizadores de voz permitem que estes brasileiros tenham independência e dignidade, mas essa tecnologia ainda custa caro e está acessível a pouca gente.

O Via Legal também discute as conseqüências do tombamento da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Quem insiste em reformar os imóveis sem autorização do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan) corre o risco de ir parar nos tribunais. Entre a população, há quem reclame das restrições, mas a maioria concorda que as regras são essenciais à preservação.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet:
www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF