Cláudia Cristofani toma posse como desembargadora do TRF4

09/07/2013
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Tomou posse hoje (9/7) como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Cláudia Cristina Cristofani. A solenidade, acompanhada por magistrados, servidores e familiares, ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência da corte.

A cerimônia foi coordenada pelo presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose. Em nome dos novos colegas, o desembargador Fernando Quadros da Silva fez um pronunciamento de recepção à colega, que classificou como uma pessoa inteligente e de raciocínio perspicaz.

"Aluna laureada da Faculdade de Direito de Curitiba, com vocação para a magistratura, Cláudia é um exemplo de juíza, marcada por inquietações e reflexões sobre a carreira. É uma idealista, que acredita no desenvolvimento e progresso das teses e das pessoas. Recebemos hoje uma juíza completa", declarou Fernando Quadros.

Cláudia Cristofani falou que ao juiz cabe a procura de soluções reais, capazes de gerar a paz e a satisfação entre as partes. "Precisamos buscar novas soluções, escutar fontes e olhar para o presente. À Justiça cabe modernizar-se ou perecer".

Ela citou as manifestações populares como um sinal de que a Justiça deve buscar decisões coerentes e voltadas para o futuro. "Estamos num período de modificação. O mundo está chacoalhando a ordem estabelecida e o Direito terá que se deparar com isso", ressaltou.

"Nosso desafio é fazer um Direito que promova o desenvolvimento e a geração de riqueza social. A Justiça tem a função expressiva de fomentar a prosperidade, sedimentando hábitos, como a honestidade, e valores, como a culturação e a crença na importância da vida", afirmou a nova desembargadora.

Hirose encerrou a cerimônia cumprimentando Cláudia e elogiando sua capacidade, inteligência e cultura. "É uma pessoa sensível e traz todas as qualidades que precisamos para bem desempenhar nosso papel como tribunal".

Trajetória

Cláudia Cristofani, que era titular da 5ª Vara Federal de capital paranaense, ingressou na magistratura federal em 1992. Formada na Faculdade de Direito de Curitiba, atuou também como advogada, procuradora, juíza estadual e juíza-membro do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná.


Imagem em alta resolução:

Desembargadora federal Cláudia Cristofani



Presidente do TRF4 entrega carteira funcional à nova desembargadora
Presidente do TRF4 entrega carteira funcional à nova desembargadora
Fernando Quadros da Silva fala em nome do tribunal
Nova desembargadora discursa durante a posse
Cláudia Cristofani descerra fotografia ao lado da família e do desembargador Tadaaqui Hirose