2024 | Formação em Inovação e Design | Módulo II
Módulo i - Inovação e Design

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Formação em Inovação e Design

Coordenação científica

Desembargadora Federal Luciane Amaral Corrêa Münch

 

Formadores

Desembargadora Federal Luciane Amaral Corrêa Münch

Desembargadora Federal da 1ª Seção do TRF4. Doutora Em Direito pela Universidade de Genebra em 2019, com Láurea acadêmica (magna cum laudae).   LLM em Direito Bancário e Financeiro pela LSE|Londres, Reino Unido em 2003, com Láurea acadêmica (with merit). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2002. Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001. Foi Corregedora-Regional da Justiça Federal da Quarta Região entre 2019-2021, e membro do Conselho de Administração do TRF4. Criadora, roteirista e apresentadora do canal de edutainment Elas em Nós, que trata de aprendizagem com a vida de mulheres históricas para enfrentar os desafios contemporâneos.

Desembargadora Federal Taís Schilling Ferraz

Coordenadora dos Juizados Especiais Federais. Membro da 6ª Turma do TRF4, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,1991), Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015), Doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, especialista em Ensino Superior pela UNIASSELVI, professora do corpo docente do programa de Mestrado da ENFAM. Formadora na EMAGIS, Membro do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal.

Juíza Federal Daniela Tocchetto Cavalheiro

Juíza federal desde janeiro de 2000, atualmente lotada na 2ª VF de Porto Alegre e Coordenadora do Laboratório do INOVATCHÊ da Justiça Federal do RS. Já tendo atuado com design thinking em diversas instituições. Atualmente integrando o GT do TJRS para implantação do projeto piloto em processo judicial naquela instituição.

 

Público-alvo

AULA 1 - magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região - vagas ilimitadas.

AULAS 2 e 3: 40 vagas, magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região

 

Datas | horários

28 de agosto de 2024 - das 13h30min às 15h30min

29 e 30 de agosto de 2024 - das 13h30min às 16h30min

 

Carga horária 

2 horas-aula (Aula 1) ou

6 horas-aula (Aulas 2 e 3) ou

8 horas-aula (Aulas 1, 2 e 3)

 

Modalidade

Telepresencial (plataforma Zoom) 

 

Inscrições

Período de inscrições: de 19 até 26 de agosto de 2024.

 

 

Programa | Conteúdos

 

AULA 1- 28/08/24, 13h30-15h30 - 2h/a  

DOCENTE: Juíza Federal Daniela Tocchetto Cavalheiro 

TEMAS: Introdução à inovação e ao design thinking. Filosofia crítica da inovação, ética em inovação e inovação responsável. Princípios para inovação no Poder Público aplicados ao Poder Judiciário. Valor público e inovação. Gestão da inovação na área judiciária, laboratórios de inovação e metodologias ágeis. Cultura organizacional e inovação. Inovação aberta no Poder Judiciário. Design e inovação. 

 

AULA 2 -  29/08/24, 13h30-16h30 - 3h/a

DOCENTE: Desa. Federal Tais Schilling Ferraz

TEMAS: Introdução ao pensamento sistêmico e às teorias sobre complexidade.

 

AULA 3 - 30/08/24, 13h30-16h30 - 3h/a

DOCENTES: Desa. Federal Luciane Corrêa Munch e Desa. Tais Schilling Ferraz

TEMAS: Design, fundamentos teóricos. Do design de serviços ao design de transição. Design sistêmico. Futurização e de futurização: visão holística da inovação.

 

Objetivo geral

Capacitar os alunos a contribuir para uma cultura de inovação no Poder Judiciário a partir de uma avaliação crítica e ética sobre seu papel e  objetivos a serem atingidos, bem como sobre a inovação e seus impactos sistêmicos, presentes e futuros.

 

Objetivos específicos

1 - Avaliar criticamente a inovação no Poder Judiciário, refletindo sobre questões éticas e impactos à luz da filosofia crítica da inovação, e das teorias sobre inovação responsável, e propondo formas de gestão da inovação que levem em conta as questões éticas e os impactos sistêmicos;

2 - Contribuir para uma cultura de inovação responsável no Poder Judiciário;

3 - Identificar valores do Poder Judiciário, e contribuir para a construção de cenários futuros que os concretizem.