2017 | Emagis - Relatório da Gestão 2015 - 2017
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Notícias

A gestão 2015-2017 da Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) transcorreu em momentos bem distintos: foi marcada por um período de grande júbilo seguido de um acontecimento que entristeceu profundamente a comunidade jurídica e o meio acadêmico de toda a Região Sul do Brasil.

A grande celebração do biênio foi relativa à passagem do 15º aniversário da Emagis, criada em 2001. Para comemorar a efeméride, a unidade publicou o livro História cristalina: Emagis/TRF4 – jubileu de cristal – 15 anos – 2001/2016, lançado no último ano.

Mesmo enquanto enfrentava um intenso e delicado tratamento de saúde, o diretor da Escola, Desembargador Federal Otávio Roberto Pamplona, ditou as diretrizes e conduziu a atuação da Emagis, com o apoio fundamental dos demais conselheiros e de todos os servidores e estagiários que compõem a equipe.

Passado o ano festivo de 2016, porém, adveio um episódio que trouxe indizível consternação. Em 13 de abril de 2017, na chamada Quinta-Feira Santa, o Des. Pamplona faleceu aos 51 anos de idade, em pleno mandato à frente desta escola judicial.

“De repente, não mais que de repente”, como escreveu Vinicius de Moraes, “do riso fez-se o pranto”. O soneto do poeta referia-se a outro tipo de separação, mas seus versos plangentes bem servem como imagem do pesar que se abateu, após os festejos dos 15 anos, sobre todos os que conviviam e trabalhavam com o magistrado que partiu tão cedo, após dedicar sua vida à causa da justiça.

A presente publicação tem o papel de prestar contas aos cidadãos das realizações mais importantes da Escola nos últimos 24 meses, mas não apenas isso: se este relatório fosse redigido como poema, seria uma elegia da Emagis à memória do Des. Pamplona.
 

Escola da Magistratura
do TRF da 4ª Região



Clique aqui para acessar o relatório em versão PDF