2017 - Formação de Formadores Emagis/CJUD - Nível 1, Módulo II
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Notícias sobre o curso

 

 
​​​ Materiais Objetivos ​​Metodologia Programação Edital Docentes

Escolas responsáveis pela realização do curso
Emagis/TRF4 e CJUD/TJRS

Coordenação científica
Desembargadora Federal Vânia Hack de Almeida

Modalidade
Presencial

Público-alvo
Magistrados Federais da 4ª Região e Magistrados Estaduais da Justiça do Rio Grande do Sul

 



Período

16 a 18
Outubro de 2017



Carga horária

24 horas-aula



Local

Auditório do TRF4
R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300
Porto Alegre | RS

Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para planejar e conduzir ações de formação profissional articuladas com a realidade institucional e com as necessidades de desenvolvimento de competências fundamentais da magistratura, privilegiando o uso de métodos participativos nas aulas e a aplicabilidade da aprendizagem no contexto do trabalho.

 

 

O módulo II do programa de formação de formadores Emagis/CJUD será desenvolvido na modalidade de ensino presencial, conforme programa curricular em anexo. Para aplicação de conteúdos descritos na ementa, serão utilizadas predominantemente metodologias participativas (por exemplo, exposição dialogada, tempestade de ideias, discussão em pequenos grupos, método interrogativo, Phillips66, simulação, trabalho em grupo, etc) intercaladas com breves aulas expositivas e debriefing para explicitar a relação entre objetivo de aprendizagem e escolha da metodologia aplicada.  

 

 

Clique aqui para acessar a programação (provisória).  

 

 

Clique aqui para acessar o edital de inscrição deste curso.  

 

 

Acacia Zeneida Kuenzer
Doutora em Educação pela PUCSP (1984), mestra em Educação pela PUCRS (1979). Professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná, atualmente professora da Universidade Feevale, exercendo suas atividades no Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho. Formadora de Formadores pela Enfam.

Ana Cristina Monteiro de Andrade e Silva
Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Juíza Federal desde 2000, atualmente na 1ª Vara Federal de Joaçaba, Santa Catarina. É formadora da Enfam em cursos presenciais e a distância e professora do curso de pós-graduação de Direito Previdenciário da UNOESC. Formadora da Enfam, com FOFO ENM-França/ Enfam/CEJ/Emagis TRF4 2014; FOFO Avançado Enfam; FOFO - Teoria e Prática no Planejamento de Ensino.

Fernanda Lage
Mestre em Direitos Sociais, Econômicos e Culturais pelo Centro Unisal. Professora Universitária do Curso de Direito no Centro UNISAL,Lorena/SP. Professora ajudante da Cátedra de Direito Constitucional do Prof. Dr. Raúl Gustavo Ferreyra, da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Integra a Sociedade Española de Pedagogía (SEP) - Madri (Espanha) desde 2014. Formação em metodologias de ensino e aprendizagem, participando de cursos de formação oferecidos por LASPAU/Harvard e também conferências pela Universidade de Michigan.

Gilson Jacobsen
Juiz Federal mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2005) e doutorado em Ciência Jurídica pela UNIVALI (2014), em regime de co-tutela e dupla titulação (Dottore di Ricerca in Diritto pubblico) com a Università Degli Studi di Perugia (2015). Atualmente é juiz federal da 3a Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina e Professor de Direito Processual Civil da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, onde também é Professor Colaborador do Curso de Mestrado em Ciência Jurídica do Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciência Jurídica - PPCJ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Juizado Especial Federal e Turma Recursal. Formação como formador: FOFO ENM-França/ Enfam/CEJ/Emagis TRF4 2014; Laboratório de Aprimoramento Docente - Estudo de Caso Enfam/FGV 2015; FOFO AVANÇADO Enfam 2015.

Laura de Borba Maciel Fleck
Juíza de Direito, Corregedora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde fevereiro de 2014. Especializada em Direito Público pela Unisinos (2016), graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (1984). Formação como Formadora: Formação de Formadores Básico Emagis/Cejud -2016, Formação de Formadores Avançado Emagis/Cejud 2016.

Salise Monteiro Sanchotene
Desembargadora Federal Especializada em crimes financeiros, presidiu o grupo jurídico da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Também trabalhou no Gabinete Extraordinário de Assuntos Institucionais da Presidência do Supremo Tribunal Federal, na gestão da Ministra Ellen Gracie Northfleet, e na Corregedoria Nacional de Justiça, como juíza auxiliar na gestão do Ministro Gilson Dipp. Foi convocada pela Comissão de Juristas para assessorar na consolidação do anteprojeto do novo Código Penal. No TRF-4, atuou como juíza convocada na 7ª Turma, que julga matéria Penal, e na 3ª Turma, que cuida de demandas do Direito Administrativo. Desembargadora Federal no TRF4 desde maio de 2016. Formação como formadora: FOFO ENM-França/ Enfam/CEJ/Emagis TRF4 2014; Métodos de Avaliação ENM-França/CEJ/Enfam/Emagis 2015; Laboratório de Aprimoramento Docente - Estudo de Caso Enfam/FGV 2015.

Taís Schilling Ferraz
Juíza Federal mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015), doutoranda em Ciências Criminais pela PUCRS, Professora de Direito Processual Civil e Conselheira do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária -CNPCP. Colaboradora da Emagis com formação de formadores pela Escola de Magistratura Francesa, atua como formadora nos cursos de formação inicial de magistrados, nos programas de vitaliciamento e na formação continuada. Formação como formadora: FOFO ENM-França/ Enfam/CEJ/Emagis TRF4 2014; Laboratório de Aprimoramento Docente - Estudo de Caso Enfam/FGV 2015; FOFO ENM-França 2015 Bordeaux e Paris.

 

 

Materiais das professoras Salise Monteiro Sanchotene e Fernanda Lage



Como selecionar conteúdos e organizar unidades de estudos

CASO: a vida não é justa

Quadro 1 – Estratégias e Técnicas de Ensino (metodologias) e como desenvolvê-las

Grupo nota de leitura FGV

Tabelas de apoio

Nota de ensino

Materioal de apoio - Estudo de caso

tabela objetivos e metodologia - modelo

Prezi - estudo de caso

Slides

VÍDEO - Dr.House 4º Epis. 1ª Temporada completo(DUBLADO)
começar a assistir em 3min:25seg até 4:54. (provocação do caso com um residente - house faz perguntas iguais ao estudo de caso) depois ir para 7:42 (Análise de house com a turma - aplicação do método por house com o grupo)

VÍDEO - legal case study example

VÍDEO - Caso – a vida não é justa



Materiais dos professores Ana Cristina e Gilson



Avaliação


Avaliação
 

 

 

Voltar ao topo da página