Emagis/CJUD Nível 1, Módulo III
INSTITUIÇÕES |
| PÚBLICO-ALVO |
| MODALIDADE |
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| Magistrados Federais da 4ª Região e da Justiça Federal do Rio Grande do Sul | Presencial |
CARGA HORÁRIA |
| PERÍODO |
| LOCAL |
20 horas/aula |
| 6 a 8 de maio de 2019 |
| Salas modulares do auditório do prédio-sede do TRF da 4ª Região |
Coordenação científica do curso
Desembargador federal Roger Raupp RiosPresidente da 1ª Turma do TRF4; Ouvidor-Geral do TRF4; Presidente da CPAI/TRF4; Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS; Pós Doutor na Universidade de Paris II - Sorbonne; pesquisador visitante na University of Texas – Austin e na Columbia University – NYC; Formador na EMAGIS/TRF4 e na ENFAM, com habilitação na formação de magistrados. |
Os objetivos do módulo 3 informam-se diretamente nas “Diretrizes pedagógicas da ENFAM para formação e aperfeiçoamento de magistrados” (Brasília, 2017), buscando-se que o magistrado participante, ao final deste módulo, seja capaz de aplicar, “nas práticas e nos processos de ensino e aprendizagem, (...) desde o momento do planejamento até o da avaliação, as especificidades do público, promovendo-se comunicação pautada por diálogos e relações que motivem a autonomia e a construção do conhecimento de forma crítica. Isso requer estratégias de ensino que: visem substituir a certeza pela dúvida, a rigidez pela flexibilidade, a recepção passiva pela atividade permanente na elaboração de novas sínteses que possibilitem o exercício da magistratura com qualidade e rapidez de resposta; primem pela autonomia ética e estética, permitindo que o magistrado avance para além dos modelos preestabelecidos, mediante a criação de novas possibilidades de ação, fundadas em sólidos argumentos, revendo normas e jurisprudência.” (https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2017/12/Res_7_Enfam_2017_Diretrizes_Pedagogicas_Enfam-_Texto_-Principal.pdf) |
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O módulo III será desenvolvido de forma presencial, com uso predominante de metodologias ativas e estratégias pedagógicas diversificadas, objetivando associar teoria e prática, socializar o conhecimento, desenvolver competências como formador, capacidade analítica e reflexiva. A utilização das diversas estratégias estará focada em estudo de caso, métodos interrogativos e exposição dialogada com uso de recursos de apresentação. Para o desenvolvimento das competências estão previstas três oficinas que ocorrerão simultaneamente, pelas quais todos os alunos circularão, GV/GO, brainstorming, Phillips 66. |
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PALESTRANTES | MATERIAIS | ÁUDIO E VÍDEO |
Erisevelton Silva Lima | Não disponível ainda. | |
José Henrique Rodrigues Torres | Não disponível ainda. | |
Roger Raupp Rios | Não disponível ainda. | |
Vladimir Vitovsky | Transversalidade dos conteúdos de ética e humanismo nas ações de formação | Não disponível ainda. |