INSTITUIÇÕES |
| PÚBLICO-ALVO |
| CARGA HORÁRIA |
|
| Magistrados Federais da 4ª Região e Juízes de Direito do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
| 24 horas-aula |
MODALIDADE |
| LOCAL |
| PERÍODO |
Presencial |
| Salas de aula modulares do auditório do TRF4 |
| 5 a 7 de junho de 2019 |
Coordenação científica do curso
Desembargadora federal Vânia Hack de AlmeidaMembro da 3ª Turma do TRF4, graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Instituições de Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS). Formadora na Emagis e na Enfam, com habilitação na formação de formadores pela Emagis e pela Enfam/ENM, atuando na formação inicial e continuada de magistrados e na formação de formadores. |
Pretende-se que o magistrado-aluno, ao final da formação, seja capaz de planejar aulas destinadas à formação dos pares, observando os novos fundamentos e diretrizes da educação judicial, definidos nos normativos da Enfam e nos projetos pedagógicos das respectivas Escolas. |
Clique aqui para acessar o edital do curso. |
Este módulo do curso será desenvolvido de forma presencial, em três dias, com oito horas-aula cada. Haverá uso predominante de metodologias ativas e estratégias pedagógicas diversificadas, incluindo exposições dialogadas, tempestades cerebrais, debates, trabalhos individuais, dinâmicas de grupo e simulações, objetivando associar teoria e prática, socializar o conhecimento, desenvolver competências como formador, capacidade analítica e reflexiva. O uso das diversas estratégias pedagógicas será seguido da explicitação da relação entre objetivo de aprendizagem e escolha da metodologia aplicada. As aulas acontecerão em codocência pelos ministrantes, de forma a facilitar a apresentação dos conteúdos, a aplicação das metodologias, a orientação dos alunos, a solução de dúvidas e a observação da evolução da aprendizagem (avaliação). |
PALESTRANTES | MATERIAIS | ÁUDIO E VÍDEO |
Erisevelton Silva Lima | O planejamento de aula e a avaliação na formação de magistrados
O planejamento de aula e a avaliação na formação de magistrados | Não disponível. |
Regina Barros Leal | Não disponível. | |
Léa das Graças Carmago Anastasiou | Não disponível. |