2025 | Programa de Vitaliciamento - 3ª etapa
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

    Página inicial da Emagis 

Programa de Vitaliciamento - Etapa III

 

Coordenação científica

Roger Raupp Rios

 

Público-alvo

Magistradas e magistrados em processo de vitaliciamento da Justiça Federal da 4ª Região que ingressaram em 01/12/2023

 

Período e Local de realização:

De 11 a 14 de março de 2025, Seção Judiciária do Paraná
(Avenida Anita Garibaldi, 888 - Bairro Cabral - Curitiba/PR)

 

Modalidade

Presencial

 

Programação

Link para programação  para acessar a programação deste curso.

 

Carga horária total

32 horas-aula 

 

Justificativa

O ingresso na carreira e os primeiros tempos de exercício são, de modo simultâneo, o advento de novos desafios e o chamado à conscientização e à concretização de propósitos de uma longa trajetória. Diante disso, a formação continuada no período de vitaliciamento deve propiciar oportunidade de aprendizado a partir das novas experiências e de reflexão sobre os rumos que se buscam tomar diante do futuro que se abre. Na magistratura, dada a indissociabilidade de conhecimento, prática e ética, coloca-se, a todo momento e em especial de início, o imperativo de aprendizado e aperfeiçoamento das primeiras práticas profissionais e a necessidade de cultivo das diversas virtudes humanas e judiciais, aqui sintetizadas na prudência, da escuta e comunicação. 

Neste terceiro encontro do processo de formação ao longo do vitaliciamento, serão aprofundados aspectos e dimensões trabalhadas no primeiro e segundo encontros, bem como destacadas questões lá trazidas e percebidas (mormente o desafio da vivência das barreiras e das contingências presentes na prática judicial). Em especial, avança-se na reflexão sobre a formação humana e prática judicial no que diz respeito aos desafios da subjetivação contemporânea na sociedade digital, com abordagem nos aspectos envolvendo as redes sociais e os valores judiciais.

 

Objetivo geral

Pretende-se que a(o) magistrada(o), ao final da formação, seja capaz de atuar no âmbito judicial de acordo com os valores da formação humana e os desafios oriundos da subjetivação contemporânea na sociedade digital e de compreender as múltiplas dimensões que compõem a saúde, identificando, em especial, os aspectos relacionados ao trabalho que contribuem de forma mais decisiva para processo saúde-adoecimento.