Revista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Edição nº 101

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4


DANO AMBIENTAL POR DERRAMAMENTO DE ÓLEO NA REPAR É TEMA DA REVISTA DO TRF4

A Revista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região nº 101, lançada hoje (16/12) pela Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, traz como destaque um julgamento que confirmou a condenação da Petrobras ao pagamento de mais de R$ 620 milhões como indenização por danos causados pelo derramamento de óleo na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná. O periódico é produzido em duas versões, impressa e digital.

O relator para o acórdão da apelação cível é o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior. Em setembro, a 4ª Turma do tribunal, por maioria, acompanhou o voto do magistrado. No dia 16 de julho de 2000, o rompimento de uma junta no oleoduto entre São Francisco do Sul/SC e a Repar provocou o vazamento de aproximadamente quatro milhões de litros de óleo cru. A substância atingiu os rios Barigui e Iguaçu e causou graves danos ambientais, com prejuízos à flora, à fauna, aos solos, às águas e ao ar. A Petrobras foi condenada a pagar indenizações que totalizam R$ 617 milhões mais 775,5 mil dólares, acrescidos de juros e correção monetária desde a data da sentença (25.06.2013).

“A condenação em casos de desastres ambientais deve ser pesada e salgada, inclusive com a possibilidade de arbitramento de danos morais coletivos e indenização compensatória pela perda de valores ecológicos inestimáveis, decorrentes da quebra do delicado e valioso equilíbrio ambiental que envolve os remanescentes de Mata Atlântica brasileira”, afirmou o relator. Ele salientou que “tal reparação integral não envolve apenas a perda de vida, o rompimento do equilíbrio ecológico, a supressão de vegetação e a morte de animais imediatamente decorrentes da contaminação, mas precisa também dar conta de reparar a energia despendida pela natureza no esforço feito ao longo dos anos para se recuperar e reconstruir aquele tênue equilíbrio rompido”.

WhatsApp, pensão para neta, despesa hospitalar e agrotóxico do Uruguai

A nova edição apresenta uma síntese da jurisprudência recente da corte, com julgamentos selecionados pelos próprios magistrados. Publica, entre outros, acórdãos que tratam da multa imposta à empresa Facebook do Brasil por descumprimento de determinação judicial para interceptação de mensagens no aplicativo WhatsApp na Operação “Simon”, destinada à apuração de supostos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, de lavagem de dinheiro e de constituição de organização criminosa; da equiparação de uma neta à condição de filha para receber pensão por morte do seu avô, de quem dependia economicamente; do pedido de ressarcimento de despesas de internação em hospital particular por alegada falha na prestação do serviço de saúde pela rede pública; e da importação irregular de agrotóxico comprado no Uruguai com destinação comercial. Esses quatro processos são de relatoria, respectivamente, dos desembargadores federais Claudia Cristina Cristofani, João Batista Pinto Silveira, Márcio Antônio Rocha e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.

A Revista nº 101 divulga também dois artigos na seção Doutrina: “Direito Internacional e cinema: proteção e restituição internacional de obras de arte”, da desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, e “Reexame necessário no CPC/15: dispensa quando houver apelação da Fazenda Pública”, do desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz.

As 542 páginas da revista veiculam o inteiro teor de 13 acórdãos indexados e classificados por matéria – Direito Administrativo e Civil, Penal e Processual Penal, Previdenciário e Tributário – e as 134 súmulas editadas pelo tribunal. Para adquirir a edição impressa, deve-se contatar a Livraria do Advogado – (51) 3225-3311, livraria@doadvogado.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail revista@trf4.jus.br ou pelo telefone (51) 3213-3043.

 

Fonte: Emagis

Porto Alegre, 16 de dezembro de 2019.


Clique aqui para fazer o download da EDIÇÃO Nº 101 completa 

Na página de pesquisa online, é possível acessar todo o conteúdo veiculado desde o nº 1. As ferramentas de busca representam um dos grandes diferenciais em relação aos volumes impressos. Com elas, localizam-se facilmente textos de qualquer uma das mais de 90 edições.

Doutrina

Direito Internacional e cinema: proteção e restituição internacional de obras de arte
Marga Inge Barth Tessler

Reexame necessário no CPC/15: dispensa quando houver apelação da Fazenda Pública
Paulo Afonso Brum Vaz

 

Acórdãos - Direito Administrativo e Direito Civil

1. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5004305-13.2012.4.04.7003/PR

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Rômulo Pizzolatti
Apelante: Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI (Réu)
Apelada: L. de Souza Cosméticos EPP (Autora)
Advogada: Dra. Aparecida Biadola

Ementa: Remessa necessária. Sentença declaratória. Direito ao registro de marca. Proveito econômico incerto.

2. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5004786-80.2016.4.04.7117/RS

Relatora: A Exma. Sra. Juíza Federal Taís Schilling Ferraz
Relator p/ acórdão: O Exmo. Sr. Des. Federal Márcio Antônio Rocha
Apelante: Sergio Davi Maciag (Autor)
Advogado: Dr. Márcio Fernando Seelig (OAB RS077050)
Apelante: Neide Teresinha Maciag (Autora)
Advogado: Dr. Márcio Fernando Seelig (OAB RS077050)
Apelado: Município de Gaurama/RS (Réu)
Apelado: Estado do Rio Grande do Sul (Réu)
Apelada: União – Advocacia-Geral da União (Ré)
MPF: Ministério Público Federal

Ementa: Direito à saúde. Ressarcimento por despesas de internação hospitalar na rede particular. Alegada falha na prestação do serviço pela rede pública. Responsabilidade civil. Culpa concorrente.

3. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5007694-98.2015.4.04.7003/PR

Relatora: A Exma. Sra. Desa. Federal Marga Inge Barth Tessler
Apelante: Francisco Emílio Ribeiro Planas (Autor)
Advogado: Dr. Carlos Augusto Marinoni
Advogado: Dr. Rafael da Cás Maffini
Apelado: Estado do Paraná (Réu)
Apelada: União – Advocacia-Geral da União (Ré)

Ementa: Direito Administrativo. Conselho Nacional de Justiça. Ação ordinária. Justiça Federal. Primeiro grau. Competência. União. Legitimidade passiva. Assistência litisconsorcial. Desnecessidade. Cartórios. Serventias extrajudiciais. Controle administrativo. Remoção. Concurso público. Ausência. Investidura irregular. Vacância. Decretação. Coisa julgada. Mandado de segurança. STF. Serventia originária ocupada. Providências administrativas.

4. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5082462-38.2014.4.04.7000/PR

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior
Apelante: Amar – Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária (autora)
Advogado: Dr. Ernesto Dal Vitt Neto
Apelante: Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras (ré)
Apeladas: As mesmas
MPF: Ministério Público Federal (MPF)
Interessado: Vitório Sorotiuk (interessado)
Advogados: Dr. Vitório Sorotiuk
Dr. Genésio Felipe de Natividade

Ementa: Ambiental. Ação civil pública. Dano ambiental. Responsabilidade civil. Petrobras. Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR). Oleoduto. Derramamento de óleo cru. Área de preservação permanente e remanescentes de Mata Atlântica atingidos. Danos materiais (fauna, flora, ar, solo e águas). Danos morais coletivos. Obrigações de fazer. Reparação dos danos. Remediação ambiental. Destinação da indenização. Honorários advocatícios. Parcial provimento.

 

Acórdãos - Direito Penal e Direito Processual Penal

1. APELAÇÃO CRIMINAL Nº 5000226-06.2017.4.04.7103/RS

Relatora: A Exma. Sra. Juíza Federal Bianca Georgia Cruz Arenhart
Apelante: J.P.B. (réu)
Advogado: Dr. Eduardo Tergolina Teixeira (DPU)
Apelado: Ministério Público Federal (autor)

Ementa: Penal. Estelionato. Art. 171, § 3º, do CP. Recebimento indevido de aposentadoria por invalidez – fraude não comprovada. Cessação da incapacidade não demonstrada. Imposição de decreto absolutório.

2. APELAÇÃO CRIMINAL Nº 5002991-89.2018.4.04.7110/RS

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz
Apelante: J.O.S.C. (réu)
Apelado: Ministério Público Federal (autor)

Ementa: Penal. Artigos 331 e 163, parágrafo único, III, do CP. Crimes de desacato e dano. Atipicidade. Dolo. Princípio da insignificância.

3. APELAÇÃO CRIMINAL Nº 5013569-69.2017.4.04.7200/SC

Relatora: A Exma. Sra. Desa. Federal Claudia Cristina Cristofani
Apelante: Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. (requerente)
Apelado: Ministério Público Federal (requerido)

Ementa: Apelação. Decisão que impôs multa sancionatória por descumprimento de decisão judicial. Interceptação do fluxo de comunicações via aplicativo WhatsApp determinada no bojo de investigação criminal (Operação “Simon”). Ausência de prejudicialidade. intervenção da WhatsApp Inc. Como assistente simples. Descabimento. Legitimidade da Facebook do Brasil para cumprimento da decisão. Criptografia. Dados de coleta, guarda, armazenamento e tratamento de dados pessoais ou de comunicação deverão ser mantidos em formato interoperável e estruturado para facilitar o acesso decorrente de decisão judicial ou determinação legal. Natureza coercitiva da multa. Bloqueio de valores via Bacenjud. Possibilidade. Redução do valor. Apelo provido em parte.

4. HABEAS CORPUS Nº 5026593-65.2019.4.04.0000/RS

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz
Paciente/Impetrante: E.C.
Impetrado: Juízo Substituto da 2ª VF de Santana do Livramento

Ementa: Habeas corpus. Processual penal. Redução ou extinção da fiança. Prisão em flagrante. Agrotóxicos do Uruguai. Internação irregular. Fiança. Redução/isenção. Valor compatível com a situação econômica do paciente. Hipossuficiência não demonstrada.

5. HABEAS CORPUS Nº 5032326-12.2019.4.04.0000/PR

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz
Paciente/Impetrante: H.Z.
Impetrado: Juízo Substituto da 1ª VF de Guaíra

Ementa: Penal. Habeas corpus. Contrabando. Artigo 334-A do Código Penal. Prisão preventiva. Liberdade provisória. Presença de motivos para a decretação da prisão preventiva.
Habeas corpus denegado.

Acórdãos - Direito Previdenciário

1. APELAÇÃO/REMESSA NECESSÁRIA Nº 5001781-17.2015.4.04.7204/SC

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal João Batista Pinto Silveira
Apelante: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (Réu)
Apelante: A.C.J.S. (Absolutamente Incapaz – art. 3º CC) (Autora)
Apelante: M.B.R.M. (Tutora) (Autora)
Apelados: Os mesmos
Apelada: T.G.C. (Ré)

Ementa: Previdenciário. Pensão por morte de avô. Requerente na condição de neta. Dependência econômica. Alimentos fixados em acordo judicial. Interpretação por analogia a partir do art. 76, § 2º, da Lei nº 8.213/91. Elemento de fato. Comprovação. Equiparação da neta à condição de filha. Sub-rogação dos avós na posição dos genitores. Elemento legal. Reconhecimento. Tutela específica.

2. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5011431-95.2018.4.04.7200/SC

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Jorge Antonio Maurique
Relator p/ acórdão: O Exmo. Sr. Des. Federal Paulo Afonso Brum Vaz
Apelante: C.L.T. (Autora)
Advogada: Dra. Carla Barboza Fornazier (OAB ES008026)
Apelante: G.F.T. (Autor)
Advogada: Dra. Carla Barboza Fornazier (OAB ES008026)
Apelada: União – Advocacia-Geral da União (Ré)
Apelado: Estado de Santa Catarina (Réu)
MPF: Ministério Público Federal (MPF)

Ementa: Previdenciário. Seguridade social. Direito da saúde. Fornecimento de medicamento de alto custo. Atrofia muscular espinhal. AME – tipo II. Nusinersen – Spinraza. Evidências de eficácia comprovadas no caso. Colegiado ampliado do art. 942/CPC. Contracautelas e providências para medidas estruturais.

Acórdãos - Direito Tributário

1. INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS (SEÇÃO) Nº 5008835-44.2017.4.04.0000/RS

Relator: O Exmo. Sr. Des. Federal Roger Raupp Rios
Suscitante: Juízo Substituto da 1ª VF de Novo Hamburgo
Suscitados: Os mesmos

Ementa: Direito constitucional. Princípio federativo. Direito financeiro. Direito tributário. Constituição da República de 1988. Artigo 158, I. Titularidade municipal das receitas arrecadadas a título de imposto de renda retido na fonte incidente sobre valores pagos pelos municípios a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para prestação de serviços ou fornecimento de bens. Direito processual. Incidente de resolução de demandas repetitivas. Suspensão nacional dos processos por determinação do Supremo Tribunal Federal.

2. APELAÇÃO CÍVEL Nº 5058213-23.2014.4.04.7000/PR

Relator: O Exmo. Sr. Juiz Federal Alexandre Rossato da Silva Ávila
Apelante: União – Fazenda Nacional (embargada)
Apelada: Pop Internet Ltda. (embargante)

Ementa: Tributário. Embargos à execução fiscal. Plano de opção de compra de ações (stock option plan). Art. 168, § 3º, da Lei nº 6.404/76. Contribuições previdenciárias. Arts. 22, § 2º, e 28, § 9º, e, item 7, da Lei 8.212/91. Exclusão do salário de contribuição e da folha de salários, base de cálculo da contribuição previdenciária patronal.

Súmulas

1. Súmulas

 

Voltar ao topo da página Topo da Página

 

FICHA TÉCNICA

Diretor

Des. Federal Márcio Antônio Rocha

Vice-Diretora
Desa. Federal Claudia Cristina Cristofani

Conselho Consultivo
Des. Federal João Pedro Gebran Neto
Des. Federal Leandro Paulsen

Assessoria
Isabel Cristina Lima Selau

Direção da Divisão de Publicações
Arlete Hartmann

Análise e Indexação
Marta Freitas Heemann

Revisão e Formatação
Carlos Campos Palmeiro
Leonardo Schneider
Marina Spadaro Jacques


Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300
CEP 90.010-395 | Porto Alegre | RS
www.trf4.jus.br/emagis
e-mail: revista@trf4.jus.br
Tiragem: 850 exemplares

 

 

Revista do TRF n° 105 destaca artigo que adverte magistrados sobre decisões envolvendo a vacinação contra a Covid-19

Decisão que considerou válido depoimento de informante confidencial é destaque da Revista do TRF4 nº 104

Revista do TRF4 103 aborda a inconstitucionalidade da preferência de crédito de honorários advocatícios

Edição nº 102: Aplicabilidade de Tratados Internacionais

Revista do TRF4 especial comemora a sua 100ª edição e os 30 anos do Tribunal

Edição nº 99: Ação que exige informações detalhadas em embalagem de tubarão-azul

Edição nº 98: Identificação étnico-racial em ações afirmativas

Edição nº 97: Acórdão sobre Operação Lava-Jato

Edição nº 96: Debate sobre indulto natalino

Edição nº 95: Plantio de transgênicos junto a unidades de conservação

Edição nº 94: Discursos da posse da nova gestão

Edição nº 93: 50 novas súmulas do Tribunal

Edição nº 92: Memória Institucioinal

Edição nº 91: Jurisprudência do Tribunal

Edição nº 90: Estado de direito na Alemanha

Edição nº 89: Acórdão da Operação Lava-Jato

Edição nº 88: Discursos da nova gestão

Edição nº 87: O papel do STF na defesa da Constituição e das liberdades individuais

Edição nº 86: Convenção americana sobre direitos humanos

Edição nº 85: Jubileu de prata do Tribunal

Edição nº 84: Decisão sobre quilombolas

Edição nº 83: Discursos da posse da nova gestão

Edição nº 82: Intervenção no domínio econômico

Edição nº 81: História da Justiça Federal

Edição nº 80: Revista do TRF4 chega ao nº 80

 

Edições Anteriores
(a partir do nº 39):