Posse no TRF4: discurso em nome do MPF
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

21/09/2020

Discurso do Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Marcelo Veiga Beckhausen, em saudação à Desembargadora Federal Taís Schilling Ferraz por sua posse no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, proferido em nome do Ministério Público Federal (MPF) na sessão solene virtual realizada em 21/09/2020.
 

Digno Ministro da Suprema Corte Dr. Gilmar Ferreira Mendes, digno Presidente desta egrégia Corte, Dr. Victor Laus, em nome dos quais eu cumprimento todas as eminentes autoridades civis e militares referidas pelo Cerimonial, e cumprimento especialmente ao Dr. Victor Laus pela condução adequada, qualificada e corajosa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em especial durante a crise que estamos vivenciando.

Eminente Desembargadora Dra. Taís Schilling Ferraz.

Eminentes colegas do Ministério Público Federal.

Ilustre Dr. Claudio Lamachia, representante da valorosa Ordem dos Advogados do Brasil.

Operosos servidores desta Corte, parabenizando-os pela organização deste evento.

Em nome de todos os Procuradores Regionais da República da 4ª Região, eu cumprimento a Dra. Taís Schilling Ferraz pela sua brilhante trajetória como magistrada de primeiro grau, desde a Vara Federal de Novo Hamburgo até Porto Alegre, com atuação brilhante também no Supremo Tribunal Federal.

E lhe desejo, em nome do Ministério Público Federal, todo sucesso nesta nova jornada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Dra. Taís, esse é um Tribunal que se notabilizou pela luta sem tréguas contra a corrupção, corrupção essa que não tem ideologia, não tem cor, não tem partido e está presente em todos os governos, lamentavelmente. As instituições devem estar atentas e combater de forma permanente esse mal que aflige o país. Mas esse Tribunal também se notabiliza por ser um Tribunal de esperança, a esperança dos idosos, dos aposentados, dos usuários do Sistema Único de Saúde, tão necessário hoje em dia, das pessoas com deficiência (hoje, 21 de setembro, é o Dia da Luta das Pessoas com Deficiência), dos grupos culturalmente diferentes, enfim, dos vulneráveis – vulnerabilidade socioeconômica, vulnerabilidade cultural. Para lutar em prol desses grupos e transformar esperança em direitos, é necessário coragem, qualidade, competência e sensibilidade, virtudes que a Dra. Taís Schilling Ferraz já demonstrou possuir na sua atuação como magistrada federal.

Fernando Pessoa, no Livro do Desassossego, refere que existem pessoas que só sabem o que é chuva quando a chuva lhes toca no rosto, mas existem pessoas especiais que sabem o que é a chuva mesmo que nunca a tenham sentido na sua pele. A sensibilidade que necessitamos das instituições, especialmente diante da crise que vivenciamos, é essa, de pessoas especiais que sabem compreender as dores e as angústias que são sentidas pelos outros, sem nunca as terem sofrido. Temos certeza, Dra. Taís, pela sua trajetória, pela sua carreira, pelas suas decisões, que a senhora possui essa sensibilidade. As incertezas com o futuro serão combatidas pela sua atuação.

Por fim, cabe registrar uma conexão que a Desembargadora Taís Schilling Ferraz tem com o Ministério Público Federal: o Sr. Luiz Carlos dos Santos Ferraz, pai da desembargadora. Foi coordenador da Informática da Procuradoria da República no RS até a aposentadoria, ocorrida em 1996. Ele se mantém presente no Ministério Público, Dra. Taís. É, para todos nós do Ministério Público, uma referência de pioneirismo, qualidade e competência na área de Tecnologia da Informação. E, assim como o seu pai, a Dra. Taís já é uma referência como magistrada federal e, com certeza, o será em sua atuação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Muito obrigado pela atenção, parabéns e muito sucesso.