21/09/2020
Discurso do Presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Pacheco Prates Lamachia, em saudação à Desembargadora Federal Taís Schilling Ferraz por sua posse no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, proferido em nome da OAB na sessão solene virtual realizada em 21/09/2020.
Desembargador Federal Victor Luiz dos Santos Laus,
Senhoras e Senhores,
Em nome do Conselho Federal da Ordem dos Advogados e das OABs dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, agradeço o honroso convite para participar desta solenidade e rendo mais uma vez homenagem de reconhecimento a essa Presidência e a todos os eminentes desembargadores que compõem essa Corte, assim como a todos os seus servidores, que dignificam a marcante história desse Tribunal ao longo de sua existência.
Desnecessário dizer da importância que esse Tribunal Regional Federal da 4ª Região adquiriu no cenário nacional como Corte revisora do principal processo judicial em curso no país – e seguramente um dos mais significativos de toda a história do Judi-ciário brasileiro. Refiro-me obviamente à Lava-Jato.
O mínimo que posso dizer é que tem honrado sua história, dando celeridade às de-mandas que lhe chegam, sem prejuízo da acuidade e da consistência de suas mani-festações.
É, pois, com grande honra que a OAB se faz presente nesta cerimônia de posse da Desembargadora Taís Schilling Ferraz, que, pelo exemplar trabalho, chega a essa Corte. Quero também destacar a leal cooperação e a profícua integração com a ad-vocacia que Vossa Excelência sempre teve.
Desembargadora Taís, Vossa Excelência assume nesse Tribunal, mercê de suas in-contestáveis virtudes e da sua notória capacidade profissional.
Sua invejável trajetória como magistrada brilhante é penhor de segurança para a continuidade da vida profícua e exemplar desse egrégio Tribunal que honra sobre-modo a magistratura federal do nosso país, notadamente diante da capacidade de cada um dos magistrados que o integram.
Aqui, onde o cidadão deposita seus anseios de justiça, é o lugar no qual o advogado exercita por inteiro seu importante e elevado múnus público, que, nas palavras do imortal Ruy Barbosa, tem uma dignidade quase sacerdotal.
Em tempos de pandemia e virtualização, acima de tudo, a hora é de justiça.
Nesse sentido, e sem qualquer favoritismo, digo que esse Tribunal Regional Federal da 4ª Região tem dado exemplo dessa nova mentalidade que inaugura uma nova era na vida institucional do país. Não tenho dúvida de que prosseguirá nesse rumo.
Finalizo, renovando à Desembargadora os melhores votos de sucesso na nova mis-são que ora investe.
Muito obrigado.