
A Justiça Restaurativa na 4ª Região é composta pelo NUJURE, pelos CEJUREs, Conselho Gestor e por suas Facilitadoras e Facilitadores.
Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – NUJURE
Órgão Central de Macrogestão e Coordenação da Justiça Restaurativa da Justiça Federal da 4ª Região), criado pela Resolução nº 87/2021 e vinculado ao Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (SISTCON).
Suas principais funções são:
- Planejamento e Implantação: O NUJURE é responsável por criar o plano de ação, definir estratégias e garantir que a Justiça Restaurativa seja aplicada de forma consistente em todos os estados da 4ª Região.
- Capacitação: Ele organiza e oferece cursos de formação para magistradas, magistrados, servidoras e servidores de toda a 4ª Região, preparando-os para atuar como facilitadoras e facilitadores nos procedimentos restaurativos.
- Supervisão: O Núcleo acompanha o trabalho dos Centros (CEJUREs) e avalia os resultados, garantindo que as práticas restaurativas sejam conduzidas de forma ética e eficiente.
- Divulgação e Parcerias: O NUJURE também trabalha para divulgar a Justiça Restaurativa e buscar parcerias com outras instituições, para expandir o seu alcance e ampliar sua efetividade.
Coordenado pela Juíza Federal Substituta Cristina Albuquerque Vieira junto com as servidoras Carla de Sampaio Grahl e Fernanda Ribeiro Rabaldo.
E-mail: nujure@trf4.jus.br
Telefone/Whatsapp: (51) 32133844
Centros de Justiça Restaurativa – CEJURES
No âmbito de cada Seção Judiciária foram criados os Centros de Justiça Restaurativa (CEJUREs), coordenados horizontalmente, no mínimo, por um magistrado e por um servidor, ambos com experiência ou formação em justiça restaurativa ou com formação em andamento. Os CEJUREs são as unidades que atuam diretamente com as pessoas e coordenam os procedimentos e projetos em andamento em toda a respectiva Seção Judiciária, além de colaborarem mutuamente para a execução plena da Política de Justiça Restaurativa. Eles são a "linha de frente" dessa política, levando a Justiça Restaurativa para mais perto da população.
Suas principais funções são:
- Atendimento e Condução: Os CEJUREs são os locais onde as práticas restaurativas acontecem. Eles recebem os casos e conduzem os encontros com as partes envolvidas.
- Acolhimento e Diálogo: Esses Centros oferecem um ambiente seguro e acolhedor para que vítimas, ofensores e a comunidade possam dialogar sobre o conflito e juntos, encontrar soluções para reparar o dano causado.
- Aplicação das Práticas: Sob a orientação do NUJURE, os CEJUREs aplicam as diferentes metodologias da Justiça Restaurativa para criar ambientes saudáveis de diálogo e de solução dos conflitos de maneira mais humana e eficaz.
- Capacitação: Em caráter complementar ao NUJURE, os CEJUREs promovem a capacitação contínua das facilitadoras e facilitadores de Justiça Restaurativa
- Difusão: Os CEJUREs promovem ações de divulgação da Política, implementam programas de Justiça Restaurativa e
CEJURE SJRS
Coordenado pela Juíza Federal Substituta Cristina de Albuquerque Vieira e pela servidora Andrea Rigo de Oliveira.
E-mail: cejure@jfrs.jus.br
Telefone/Whatsapp: (51) 3214.2067
CEJURE SJSC
Coordenado pelas juízas Adriana Regina Barni, Micheli Polippo e pelo servidor Gustavo Fábio.
E-mail: cejure@jfsc.jus.br
Telefone: (48) 3251.2992
CEJURE SJPR
Coordenado pela Juíza Federal Substituta Carolina Lebbos (Coordenadora da Área Penal), pela Juíza Federal Anne Karina Stipp Amador Costa (Coordenadora da Área Cível e Gestão de Pessoas) e pela servidora Nice Beatriz de Souza Wendling.
Telefone/Whatsapp: (41) 3210.1429
E-mail: cejure@jfpr.jus.br
Conselho Gestor do NUJURE
Indicado pelo coordenador do NUJURE, para o exercício de mandato coincidente com o seu, os membros abaixo relacionados formarão, sob sua presidência, um conselho gestor, responsável por estruturar e coordenar as ações sob responsabilidade do NUJURE:
I - Micheli Polippo, Juíza Federa Substitutal da 9ª Vara Federal de Florianópolis, representando a Seção Judiciária de Santa Catarina;
II - Carolina Lebbos, Juíza Federal Substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, representando a Seção Judiciária do Paraná;
III - Marciane Bonzanini, Juíza Federal da 1ª Vara Federal de Porto Alegre, representando a Seção Judiciária do Rio Grande do Sul;
IV - Bruna Esteves da Silva, servidora lotada no Cejuscon de Itajaí, representando a Seção Judiciária de Santa Catarina;
V - Paula Cristina Piazera Nascimento, servidora lotada na 12ª Vara Federal de Curitiba, representando a Seção Judiciária do Paraná;
VI - Michelle Roberta Bravo Bressan, lotada na CEMAN de Santa Cruz do Sul, representando a Seção Judiciária do Rio Grande do Sul;
VII - Carla de Sampaio Grahl, servidora lotada no NUJURE representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
| Voltar | Página inicial |



