2021 | Inovação no Judiciário - Introdução
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Inovação no Judiciário - Introdução


Programação

 Clique aqui    para acessar a programação do curso.  

 


Inscrições

Desembargadores federais e juízes convocados do TRF4 

Inscrições via link informado no ofício ou manifestação por email: emagis@trf4.jus.br

 

Servidores do TRF4

 Clique aqui    para acessar o formulário de inscrição.

 

 

INSTITUIÇÃO REALIZADORA

 

PÚBLICO-ALVO

 

CARGA HORÁRIA

EMAGIS
Escola da Magistratura do TRF4

            

 

Desembargadores federais, juízes convocados do TRF4 e servidores do TRF4

 

09 horas-aula

 

MODALIDADE

 

PLATAFORMAS

 

PERÍODO

Online

 

Plataforma Moodle 
e

Plataforma Zoom

 

30/11 - das 14h às 17h
01/12 - das 14h às 17h
02/12 - das 14h às 17h

 

Coordenação científica 

Alexandre Kenzi Antonini

Luís Henrique de Brito Russo

 

Coordenação pedagógica 

Isabel Cristina Lima Selau

Assessora da Escola de Magistratura do TRF 4a Região, Mestre em Educação pela PUCRS, Especialista em Educação à Distância pelo Senac (2008). Formação de Formadores: Nível 1 completo.

 

 

Docentes

Daniela Toccchetto Cavalheiro

Juíza Federal da 2ª VF de Porto Alegre Coordenadora do Inovatche, Especialista em Psicologia Positiva.

 

Elaine Cristina Cestari

Coordenadora Técnica-Operacional – Laboratório de Inovação e Gestão da Justiça Federal de São Paulo - iJuspLab Graduada em Direito e Administração, com capacitação em Design Thinking, Design Sprint e outras metodologias colaborativas, Gestão de Processos, Facilitação de Aprendizagem Corporativa, e vivência intensiva em inovação no setor público. Atuou na formação dos laboratoristas da Justiça Federal de Minas Gerais, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal de Justiça do Paraná e Ministério Público Federal de São Paulo, bem como em oficinas para diversos tribunais. Instrutora, facilitadora, mentora e palestrante nas áreas de Inovação, Gestão e Governança de Laboratórios de Inovação, Design Thinking, Metodologias Ágeis em Laboratórios de Inovação e Gerenciamento de Processos com BPM.

 

Giovanna Mayer

Juíza Federal Substituta na 5ª Vara Federal de Curitiba, Mestre em Direito Econômico (UFPR), Coordenadora do Laboratório de Inovação e Criatividade da Justiça Federal do Paraná (LINC).

 

Gisele Molinari Fessore

Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Sao Judas Tadeu (2000) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é Diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo. Coach, conteudista, Instrutora/facilitadora/tutora em cursos na área de Inovação, Design Thinking, Design Instrucional, Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes, Comunicação, Feedback, Assertividade, Gestão de Mudança, Gestão do Conhecimento, Gestão do Tempo e Gestão de Pessoas. Docente da ENAP para as disciplinas: Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Equipes e Desenvolvimento de Gerentes Operacionais. Atuou como Professora na Universidade Cidade de São Paulo, Faculdades Santa Rita de Cássia, Faculdade Ítalo Brasileira e Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa, atuando na área de Filosofia, com ênfase em Introdução à Filosofia, Ética, filosofia para crianças, epistemologia, Peirce e Pragmatismo, filosofia da educação, novas linguagens em educação, ensino a distância e na área de Administração: gestão de pessoas, Liderança e Equipes; responsabilidade sócio-ambiental, comportamento humano, planejamento estratégico. Integra o iTeam da JFSP como laboratorista.

 

Simone Barbisan Fortes

Juíza Federal. Mestre em Direito. Doutora em Ciências Sociais. Professora. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Previdenciário e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Direitos Humanos, Direitos Sociais, Previdência Social, Teoria da Justiça, Estado Democrático de Direito, Direito Previdenciário, Reforma Previdenciária, políticas públicas, solidariedade social. Possui obras publicadas relacionadas aos temas indicados. Formadora Nível 1 e 2 completos.

 

 


 Justificativa

O Poder Judiciário encontra desafios crescentes em relação às demandas que lhes são apresentadas. Enfrentar esses desafios utilizando as mesmas técnicas e procedimentos já não atende às necessidades atuais. É preciso desenvolver novas estratégias e metodologias para atender às demandas, com a possibilidade de um olhar diferente, que transforme processos de trabalho, crie novos produtos e serviços, e atue de forma eficaz na solução de problemas cada vez mais complexos, buscando atender melhor os interesses do cidadão e da sociedade.

Nesse sentido, considerando a necessidade de sensibilizar magistrados e servidores para a formação e o desenvolvimento da cultura da inovação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e considerando ainda a Resolução 395, de 07 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, que institui a política de gestão da inovação no Poder Judiciário, apresenta-se o projeto deste curso introdutório à inovação no Judiciário.

 


 Objetivo

Disseminar a cultura da inovação no TRF4 e prospectar laboratoristas para atuarem nos projetos do Laboratório de Inovação do Tribunal.

 


Metodologia

Aulas expositivas-dialogadas

 

 

  

Voltar ao topo da página