2022 | Curso de Introdução à Justiça Restaurativa – módulo teórico
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Curso de Introdução à Justiça Restaurativa - módulo teórico

 

Programação

  Clique aqui  para acessar a programação  

 


Inscrições

As inscrições estarão abertas das 14h do dia 25 de abril às 17h do dia 04 de maio de 2022, devendo ser efetuadas pela Intranet - SERH - aba Pessoal - Cursos - Inscrição em curso/evento. A seleção para participação no curso se dará por ordem de inscrição.

 

 

INSTITUIÇÕES REALIZADORAS

 

PÚBLICO-ALVO

 

CARGA HORÁRIA

EMAGIS
Escola da Magistratura do TRF4

NUJURE
Núcleo de Justiça Restaurativa
da 4ª Região

            

 

servidores do TRF4
(10 vagas destinadas a gestores)

 

43 horas-aula

 

MODALIDADE

 

PLATAFORMAS

 

DATAS

online

 

ZOOM
MOODLE

 

11, 12, 19 e 26 de maio
02 e 09 de junho
 

GRUPO DE CÍRCULOS
16, 17, 18 e 20 de maio

 

Coordenação científica 

Juíza Federal Substituta Cristina de Albuquerque Vieira

 

Coordenação pedagógica 

Isabel Cristina Lima Selau

 

 


 Justificativa

A Justiça Restaurativa é política institucional do Poder Judiciário nacional, conforme disciplina Resolução CNJ 225/2016, e do Tribunal Regional Federal da 4a. Região, nos termos da Resolução TRF4 87/2021. Um dos eixos do Planejamento da Política de Justiça Restaurativa do CNJ e do Plano de Implantação, Difusão e Expansão da Justiça Restaurativa no âmbito da 4ª Região é a formação, tanto de facilitadores de Justiça Restaurativa quanto para sensibilizar lideranças para a utilização dos processos circulares em espaços institucionais e comunitários. Desse modo, o presente curso busca trazer para os participantes conhecimentos acerca da filosofia restaurativa, das práticas restaurativas, seu histórico, seus fundamentos e pressupostos, sua aplicabilidade, balizas, princípios, aplicabilidade no contexto da Justiça Federal, bem como instrumentos, fases dos círculos, introdução aos círculos de pacificação, dentre outros aspectos relacionados à matéria básica para a introdução dos facilitadores à temática da Justiça Restaurativa.

Ressalte-se, por oportuno, que as edições anteriores dos cursos de sensibilização e formação básica promovidos pelos CEJUREs e NUJURE tiveram como público-alvo os servidores da Justiça Federal de 1º Grau. Assim, no contexto de implantação e difusão da Justiça Restaurativa na 4ª Região, é necessário oferecer aos servidores do TRF4 as mesmas oportunidades de qualificação nos temas fundamentais da Justiça Restaurativa. Além disso, a oferta de 8 vagas para instituições parceiras contribuirá para o fortalecimento das redes de cooperação interinstitucionais e consequente expansão da Justiça Restaurativa na 4ª Região.

 


 

Voltar ao topo da página