2025 | Sarau Literário: Capitu e Outras Mulheres
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

    Página inicial da Emagis 

Sarau Literário Capitu e Outras Mulheres

O Sarau, de autoria da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Márcia Kern, reúne literatura, leitura dramática e música, tendo como fio condutor a questão dos comportamentos abusivos e dos ciúmes no contexto das relações amorosas. Parte-se da leitura de Dom Casmurro, vai-se à leitura de Otelo, de Shakespeare, passando por Sonata a Kreutezer de Tolstói, São Bernardo, de Graciliano Ramos e, por fim, Leite derramado, de Chico Buarque de Holanda; todos interpretados com o olhar da violência e repressão contra a mulher.

 

Realização

Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região

 

Apoio

Ouvidoria da Mulher do TRF4

Canal especializado criado para receber, acolher e tratar denúncias, reclamações e sugestões relacionadas à violência de gênero no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região. Esse espaço oferece escuta ativa e apoio para mulheres, incluindo magistradas, servidoras e colaboradoras, visando promover um ambiente mais seguro e igualitário. Além disso, a Ouvidoria desempenha um papel crucial na orientação e encaminhamento de casos que envolvam discriminação e violência contra a mulher, atuando como um ponto de articulação para políticas de igualdade de gênero dentro do sistema judiciário.
 

Coordenadoria da Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Dedicada ao enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças e adolescentes. A coordenadoria promove ações de conscientização, capacitação e apoio jurídico às vítimas, além de articular políticas públicas para prevenir e combater esses tipos de violência.

 

Comitê ‘Em Frente Mulher’

Iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que visa integrar e coordenar esforços entre diferentes órgãos e instituições para enfrentar a violência contra as mulheres. O comitê atua na criação e implementação de políticas públicas voltadas para a proteção das vítimas, a punição dos agressores e a promoção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero.
 

 

Coordenação 

Desembargadora do TJRS Márcia Kern  

Mestra (2014) em Literatura Brasileira pela UFRGS. Graduada (1989) em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e integrante do Grupo de Trabalho do Memorial do Judiciário RS. Vice-Presidente Cultural da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), professora, tutora e palestrante da Escola Superior da Magistratura da AJURIS, professora do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Judiciário do RS (CJUD). 

 

Facilitadoras

Lorena Sanchez Aparício e Stephanie Soeiro.

 

Público-alvo

Magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) da 4ª Região. 

 

Modalidade

Remota - plataforma Zoom.

 

Data e horário 

 17  de março de 2025, das 15h às 16h.

 

Carga horária 

1 hora-aula.

 

Inscrições

De 07 de março a 17 de março de 2025.

Link para programação  para realizar a sua inscrição neste curso.

(é necessário realizar login no EAD JF4R com sua sigla e senha da rede)

 

Justificativa

A proposta está alinhada com a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, cuja Recomendação nº 102, de 19 de agosto de 2021, daquele Órgão, recomenda aos órgãos do Poder Judiciário a adoção do protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento à violência doméstica praticada em face de magistradas e servidoras. Dentre as orientações aos Tribunais, o protocolo lista diretrizes gerais para embasarem ações e iniciativas de proteção à mulher vítima de violência doméstica, cabendo a cada órgão judiciário viabilizar apoio às Magistradas, servidoras e colaboradoras sob os mais diversos aspectos.