Ação sem advogado em Foz do Iguaçu
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Para informações a respeito de como ajuizar uma ação sem advogado em Foz do Iguaçu, entre em contato com a Justiça Federal pelos seguintes canais de comunicação:

Setor:  Núcleo de Apoio Judiciário e Administrativo (NAJA)

e-mail: fozdistribuicao@jfpr.jus.br

Telefone: (45) 3521-3603 (também via WhatsApp).

Endereço: Rua Edmundo de Barros, 1989, Bairro: Maracanã, CEP: 85852-170 - Foz do Iguaçu/PR (ATENÇÃO: PRÉDIO TEMPORARIAMENTE FECHADO EM RAZÃO DA PANDEMIA - ATENDIMENTO SOMENTE POR TELEFONE, E-MAIL OU WHATS APP)

Horário de atendimento: 13h às 18h (segunda a sexta-feira)

JUS POSTULANDI

Se você já tem uma petição inicial pronta para o Juizado Especial Federal, é possível ajuizá-la diretamente no sistema de processo eletrônico, sem o intermédio de um advogado, por meio do perfil de usuário chamado de JUS POSTULANDI.

Se você ainda não tem o JUS POSTULANDI, o procedimento para obtê-lo é o seguinte:

1ª Etapa

1. Acesse o site https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/ ;

2. Clique no menu do lado esquerdo Cadastre-se AQUI! > Cadastrar Jus Postulandi

Tela do eproc com a opção

3. Escolha a forma de cadastro. Se você possuir certificado digital e escolher essa opção, seu cadastro é finalizado e validado imediatamente, não necessitando que você compareça até a Justiça Federal ou, atualmente, encaminhe a documentação por e-mail. Mas, se você escolher realizar o cadastro sem certificado digital, basta seguir os passos do sistema inserindo seu número de CPF, repetindo o código Captcha (são as letras e números em vermelho) e depois, preenchendo seus dados.

Tela inicial do Cadastro de Jus Postulandi
Tela de cadastro do Jus Postulandi com o campo CPF aguardando digitação

4. Preencha toda a tela de cadastro e salve as informações. IMPORTANTE: optando por "sim" em "receber intimação de forma eletrônica", significa que você NÃO quer receber intimações via Correios. Será preciso consultar o processo constantemente para saber se foi expedida alguma intimação para você. Mas significa também maior rapidez na comunicação entre você e o Juízo que julgará o seu processo.

Tela do Jus Postulandi com o campo

5. Após preencher a tela de cadastro acima e salvar as informações, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Tela de confirmação de cadastro efetuado com sucesso

6.  Para validar seu pré-cadastro no sistema eproc é possível escolher uma das seguintes formas:

1 - Comparecimento pessoal à sede da Justiça Federal do Paraná da Subseção mais próxima de sua residência (https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=jurisdicao_cidade);

2 - Solicitando atendimento on-line via balcão virtual, caso em que será realizado o atendimento por videoconferência.

  • Documento de identidade com foto (frente e verso), recente (RG ou CNH, por exemplo);
  • CPF (caso sua identidade não tenha essa informação e você já não tenha enviado a CNH);

Caso você tenha encontrado dificuldade para se cadastrar como JUS POSTULANDI ou não tenha conseguido fazer seu pedido (ajuizar sua ação) diretamente pelo sistema eproc, você pode obter ajuda para ajuizar uma ação sem advogado.

Se você já tem o JUS POSTULANDI, o procedimento para ajuizar a sua petição inicial é o seguinte:

Acesse o passo a passo de como distribuir um processo no eproc como JUS POSTULANDI ou acesse o material em formato .pdf.

É importante que você saiba que esse acesso ao sistema de processo eletrônico - eproc - também possibilita que você acompanhe o processo que foi distribuído em seu nome e, eventualmente, junte novos documentos ou faça alguma manifestação nesse mesmo processo.

ATENÇÃO: não é possível utilizar esse tipo de acesso para distribuir uma ação em nome de outra pessoa, uma vez que o JUS POSTULANDI é de utilização pessoal e exclusiva.

Caso ainda precise de ajuda, encaminhe e-mail para eproc@jfpr.jus.br ou telefone para (41) 3210-1523 (atendemos também via WhatsApp) - entre 13h e 19h.