Índice
![logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça](upload/jfpr/2021/06/logo_para_que_serve_ouvidoria-1024x1024.png)
Atendimento das Varas Federais
O horário de atendimento ao público nas Varas Federais é das 13 às 18h (conforme Resolução nº 79/2011 (link externo), do TRF4). Atendimentos fora do horário de expediente são feitos em sistema de plantão judicial exclusivamente para os casos de justificada urgência previstos na Resolução nº 127/2017. O plantão judicial funciona no período compreendido entre 19 e 11 horas do dia seguinte, nos dias de semana, e em período integral nos finais de semana, feriados e pontos facultativos. Acesse as informações necessárias para contatar o Plantão Judiciário.
![logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça](upload/jfpr/2021/06/logo_para_que_serve_ouvidoria-1024x1024.png)
Atendimento dos protocolos
O protocolo por ser realizado das 13h às 19h, sendo das 13h às 18h diretamente nas Varas. Após às 18 horas, o protocolo é realizado pelos Setores Administrativos (NAJ, NAJAs e SEAJAs).
![logo com dois papeis sobrepostos contendo escritas representadas por trações horizontais](upload/jfpr/2021/06/logo_atos_normativos_ouvidoria.png)
Documentação
Para ter acesso às dependências dos prédios da Justiça Federal do Paraná o visitante precisa apresentar documento oficial de identificação com foto e informar o nome do servidor ou o setor no qual busca atendimento.
![logo de dois ícones de bonecos em forma geométrica](upload/jfpr/2021/06/logo_canais_de_contato_endereco_ouvidoria.png)
Prioridade no atendimento judicial
Pessoas com mais de 60 anos, portadores de deficiências e com doenças graves tem prioridade em tramitação de processos judiciais.
Lei n 12.008/2009.
![logo de dois ícones de bonecos em forma geométrica](upload/jfpr/2021/06/logo_canais_de_contato_endereco_ouvidoria.png)
Atendimento prioritário
Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos têm direito a atendimento prioritário nos serviços presenciais.
![ícone de acessibilidade](upload/jfpr/2020/09/Acessibilidade.jpg)
Acesso ao pavimento térreo e demais pisos/andares
Permite às Pessoas com Deficiência (PCD) o acesso ao prédio, seja por meio de rampa, plataforma elevatória ou porque não há barreiras físicas impeditivas. As edificações são todas sinalizadas.
![ícone de banheiros](upload/jfpr/2020/09/Banheiro.jpg)
Banheiros adaptados
Banheiros adaptados, localizados em rota acessível, área de manobra e de transferência, barra de apoio, saboneteiro e toalheiro dentro da faixa de alcance.