CERTIDÕES
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Certidão Judicial Cível, Criminal e para fins Eleitorais

Essa é a certidão solicitada, por exemplo, para admissão em novo emprego, convocação em concurso público, cadastro de candidato em eleições, financiamento imobiliário, etc. A denominação da certidão pode variar conforme o órgão solicitante, podendo ser chamada de Certidão do Distribuidor, Certidão de Distribuição, Certidão Negativa, Antecedentes Criminais (Certidão Judicial Criminal) dentre outras.


logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça

Atendimento: Solicitação online.



logo de um calendário com quadrados no lugar das datas e um círculo amarelo com um v dentro no canto direito

Tempo de espera: imediato (caso não apresente restrições). Em caso de restrições, 48 horas.


Forma de atendimento
Virtual e telefônico.

Quais os documentos necessários?
Com o número do CPF é possível solicitar a Certidão.

Quem pode solicitar serviço?
Qualquer interessado pode solicitar uma certidão.

Quais são as principais etapas para o processamento do serviço?
A certidão pode ser solicitada pela internet, com emissão automática pelo sistema. Caso haja alguma restrição para emissão, como no caso de pessoas com o mesmo nome, a certidão ela será encaminhada posteriormente por email após o preenchimento de um formulário e cadastro no sistema Sob Medida. Também é possível realizar a solicitação da certidão presencialmente ou por em ao servidor responsável, depois a emissão e entrega do documento solicitado ao requerente.

Qual o prazo de entrega?
A entrega é imediata para pedidos que não apresentem restrições. Caso exista alguma restrição o prazo é de 48 horas a partir da solicitação por escrito.

Quanto tempo leva o atendimento?
Se os dados estiverem corretos, 30 segundos. Se tiver que fazer alguma conferência, no máximo em 3 minutos.

Qual o prazo de validade da Certidão?
O prazo será determinado pelo órgão ao qual a certidão se destina e não pela Justiça Federal.

Quais os procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários? Pelo email certidao@jfpr.jus.br ou pelo telefone (41) 3210-1521 (13h às 19h - dias úteis).

Quais os mecanismos de comunicação com os usuários solicitantes?
Retorno por e-mail ou telefone de contato registrado pelo interessado.

Quais os procedimentos alternativos quando o sistema informatizado se encontrar indisponível?
O atendimento será realizado por telefone.


Certidão Explicativa/Narratória

Esta certidão é destinada ao público externo e contém um breve resumo do processo (natureza da ação, partes, principais atos praticados, movimentação, intimações das partes e a fase processual, isto é, a situação atual do processo).

Este pedido deverá ser feito por petição e dirigido à unidade judiciária onde tramita o processo e será expedida no sistema informatizado e assinada digitalmente.


logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça

O atendimento é realizado de segunda a sexta das 13 às 19h.



logo de um calendário com quadrados no lugar das datas e um círculo amarelo com um v dentro no canto direito

Tempo de espera: o prazo de entrega é de até 15 dias.


Forma de atendimento
Virtual e telefônico.

Quais os documentos necessários?
Com o número do CPF é possível solicitar a Certidão.

Quem pode solicitar serviço?
Qualquer interessado pode solicitar uma certidão.

Quais são as principais etapas para o processamento do serviço?
Primeiramente é feita a solicitação da certidão por meio de petição pelo sistema informatizado. Uma vez expedida, a certidão é assinada digitalmente, devendo ser liberado o acesso na internet.

Qual o prazo de entrega?
O prazo de entrega é de até 15 dias a contar do recebimento do pedido.

Quanto tempo leva o atendimento?
Serviço informatizado.

Qual o prazo de validade da Certidão?
O prazo será determinado pelo órgão ao qual a certidão se destina e não pela Justiça Federal.

Quais os mecanismos de comunicação com os usuários solicitantes?
Retorno por e-mail ou telefone de contato registrado pelo interessado.

Quais os procedimentos alternativos quando o sistema informatizado se encontrar indisponível?
O atendimento será realizado por telefone.


Relação de Processos Distribuídos

A relação de processos distribuídos, não tem caráter de certidão. Ela indicará todos os processos cíveis, inclusive os baixados, em que o solicitante seja parte (autor, réu ou interessado), com exceção daqueles que sejam sigilosos. Em não sendo encontrados processos em nome do interessado a consulta não retornará nenhum documento.

Caso o interessado prefira o atendimento presencial, deverá entrar em contato com a Divisão de Apoio Judiciário ou Seção de Apoio Judiciário da sede da Justiça Federal mais próxima de sua residência a fim de agendar o atendimento.


logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça

O atendimento é realizado de segunda a sexta das 13 às 19h.



logo de um calendário com quadrados no lugar das datas e um círculo amarelo com um v dentro no canto direito

Tempo de espera: aproximadamente 05 minutos.


Forma de atendimento
Virtual e telefônico.

Quais os documentos necessários?
Com o número do CPF é possível solicitar a Relação.

Quem pode solicitar serviço?
Qualquer interessado pode solicitar uma relação de processos.

Quais são as principais etapas para o processamento do serviço?
Primeiramente é feita a solicitação da relação ao servidor responsável, depois a emissão e entrega do documento solicitado ao requerente.

Qual o prazo de entrega da certidão?
A entrega é imediata.

Quanto tempo leva o atendimento?
Se os dados estiverem corretos, 30 segundos. Se tiver que fazer alguma conferência, no máximo em 3 minutos.

Quais os procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários? Pelo email certidao@jfpr.jus.br ou pelo telefone (41) 3210-1521 (13h às 19h dias úteis).

Quais os mecanismos de comunicação com os usuários solicitantes?
Retorno por e-mail ou telefone de contato registrado pelo interessado.

Quais os procedimentos alternativos quando o sistema informatizado se encontrar indisponível?
O atendimento será realizado por telefone.

Para verificar se existe algum processo em trâmite na Justiça Federal em seu nome ou em nome de terceiros, basta consultar a relação abaixo e preencher o formulário.