JUSPREV 2 - Programa on-line para cálculo de concessão de qualquer benefício cuja RMI é no valor do salário mínimo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
 
 
DICA: no campo "Permitir deflação do valor nominal da parcela?", selecionar "Não", para que o valor do salário mínimo corrigido monetariamente não resulte menor do que o nominal, situação que pode ocorrer quando o indexador apura variações mensais negativas (deflação). 
 
Programas similares: CONTA FÁCIL PREV - calculo simplificado de concessão, revisão e restabelecimento de benefícios previdenciários de valor mínimo e superior, tanto para apuração do valor da causa (inclui 12 parcelas vincendas), quanto para execução de sentença. Se o cálculo for mais complexo, há o programa JUSPREV 3/JP3 (necessita de cadastro prévio).
 
EC 113/21: essa Emenda Constitucional, no seu art. 3º, determina a atualização pela Selic a partir de 12/21 nas condenações contra a Fazenda Púlica. O programa JUSPREV 2 ainda não foi adaptado à EC 113/21, o que deve ocorrer em breve. Por ora, sugere-se a utilização dos programas  CONTA FÁCIL PREV e JUSPREV 3, que já foram adaptados. 
 
SICAR: os programas JUSPREV 2  e CONTA FÁCIL PREV ainda não estão gerando o documento SICAR, o que deve ocorrer em breve. O programa JUSPREV 3 já o está gerando
 
E-mail para suporte (dúvidas, sugestões, relatar problemas): projef@jfrs.jus.br
 
Visão geral do JUSPREV 2: Este programa é específico para cálculo dos valores atrasados oriundos da concessão e restabelecimento de benefícios previdenciários cuja RMI (Renda Mensal Inicial) é 01 salário mínimo e a DIB (Data de Início do Benefício) é de 01/07/1994 em diante. Ele também pode ser utilizado para aqueles benefícios que, por sua natureza, têm valor fixo de um salário mínimo, como a aposentadoria rural por idade. Aplica-se, também, para aqueles benefícios que podem ter RMI superior ao mínimo e que, no caso concreto, ficou no mínimo (exemplo: aposentadoria por tempo de contribuição cuja RMI ficou em 01 salário mínimo). Ele também calcula os valores atrasados do Benefício Assistencial/LOAS/BPC, cujo valor fixo é um salário mínimo, sem 13º salário. Não é preciso digitar nenhum valor no programa, pois ele tem armazenado os valores do salário mínimo nacional. O programa apura os valores mensais devidos e permite aplicar correção monetária e juros moratórios por diversos critérios, os quais devem estar de acordo com a sentença. Também é possível apurar honorários advocatícios de sucumbência sobre a condenação com percentuais variados. O programa é on-line (não é preciso realizar o download dele), sendo necessário que o Usuário tenha um computador com acesso à Internet para poder utilizá-lo. O computador também deve ter um programa gerador de arquivos no formato PDF (obtido gratuitamente na Internet), para que o JUSPREV 2 possa gerar o relatório do cálculo.