LabXpert JF4 - Formação em Design Thinking
Coordenação científica
Desembargadora Federal Luciane Amaral Corrêa Münch
Docentes
Juíza Federal Daniela Tocchetto Cavalheiro
Juíza Federal Simone Barbisan Fortes
Juíza Federal Substituta Giovanna Mayer
Marcia Ditzel Goulart - supervisora do laboratório de inovação da JFPR (LINC)
Maria Elisa Coelho - supervisora do laboratório de inovação do TRF4 (Inspiralab)
Niriane Neumann - supervisora do laboratório de inovação da JFRS (Inovatchê)
Público-alvo
Magistrados(as) e servidores(as) da 4ª Região que tenham assistido às aulas do Módulo 1 - Inovação e Design realizado de 28 a 30 de agosto de 2024 ou que tenham concluído a assistência ao vídeo das aulas desse módulo até a data de encerramento das inscrições, 17 de fevereiro de 2025.
Período e Local de realização:
19 a 21 de março de 2025 – Seção Judiciária de Santa Catarina, em Florianópolis.
Carga horária
20 horas-aula.
Modalidade
Presencial.
Programação
para acessar a programação deste curso.
Inscrições
Período de inscrições: de 03 a 17 de fevereiro de 2025.
para realizar a sua inscrição neste curso
(é necessário realizar login no EAD JF4R com sua sigla e senha da rede)
Critérios para Inscrição:
1) ter assistido às aulas do Módulo I - Inovação e Design (online ou assistência dos vídeos do curso disponibilizados no AVA JF4 até a data limite de inscrição (17 de fevereiro);
2) ter disponibilidade para participar dos módulos III e IV que integram o programa de formação de laboratoristas (Inovação e Design pra Magistrados e servidores da 4ª Região);
3) ter disponibilidade para atuar junto aos laboratórios de inovação da 4ª Região, sempre que solicitado pelos Laboratórios.
Objetivo geral
Ao final do módulo o aluno deverá ser capaz de compreender e aplicar os conceitos e metodologias de design thinking, esboçando projeto de aplicação prática do método a partir de um problema que sua unidade laboral apresenta.
Justificativa
Para impulsionar a área de inovação na 4ª Região, é preciso capacitar e aperfeiçoar de forma permanente magistrados e servidores para que possam atuar de forma qualificada junto aos laboratórios. Para tanto, é necessário estimular a participação de magistrados e servidores em um processo formativo interativo e criativo, que privilegie a difusão e discussão de conceitos e metodologias, apoiado em conhecimentos e práticas institucionais que os alunos detém.