Descrição Arquivística e Memória
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A parceria entre a Justiça Federal de Rio Grande (RS) e o curso superior em Arquivologia da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) foi tema de explanação durante o II Seminário de História e Patrimônio - Diálogo e Perspectivas. Promovido pela universidade, o evento aconteceu no período de  17 a 19 de novembro de 2014, na cidade portuária do sul do estado.

A apresentação ocorreu no Simpósio Temático 07, que teve como tema Gestão de Acervos e Patrimônio Documental. O artigo "Descrição Arquivística e Memória: a parceria entre a Justiça Federal de Rio Grande e o curso de Arquivologia da FURG" tem como autores a juíza federal Andréia Castro Dias, as servidoras da JFRS Tassiara Jaqueline Fanck Kich e Rejane Sacco dos Anjos, a professora Evelin Mintegui e os estudantes Douglas Duarte dos Santos e Valesca Soares, da FURG.

Presidente da Comissão de Memória Institucional da Subseção Judiciária de Rio Grande, a magistrada destacou a importância da parceria. "A integração da Justiça Federal com outros órgãos no ambiente acadêmico foi muito valiosa para a troca de experiências em termos de descrição arquivística e memória institucional", disse.

A servidora Rejane Sacco dos Anjos, analista judiciária responsável pelo arquivo da subseção, também participou dos debates. "A apresentação suscitou em todos os presentes o interesse por conhecer melhor o arquivo e as memórias da Justiça Federal", relatou. Segundo ela, a tarefa será facilitada após a inauguração do Museu de Memória Institucional e Acervo Histórico da Justiça Federal em Rio Grande, que obteve seu número de registro no Sistema Estadual de Museus no dia 20/11.

     Valesca (E) e a juíza Andréia apresentaram o artigo durante o simpósio